Acadêmicos e professores do Curso de Direito Funorte assistem pacientes no HDG
O Hospital Dilson Godinho (HDG) referência em assistência à saúde em todo o Norte de Minas, recebeu acadêmicos e professores do curso de Direito da Faculdades Unidas do Norte de Minas (Funorte) para uma conversa sensível e esclarecedora conduzida pela equipe multidisciplinar dos serviços de Nefrologia e Oncologia da Instituição.
O encontro destacou os desafios enfrentados por pacientes em situação de vulnerabilidade social, muitos dos quais precisam se deslocar de cidades vizinhas para realizar procedimentos dialíticos e oncológicos, passando longas horas no HDG, enquanto aguardam transporte para retornar às suas casas.
Essa ação junto aos pacientes do HDG acontece há anos, sempre através de parceria entre o curso de Direito da Funorte e a diretoria do hospital. Nossa referência nas ações é com o setor de serviço social”, destaca a professora Jane Viviane da Silva
Inspirado por essa realidade, o Núcleo de Práticas Jurídicas do Centro Universitário Funorte (NPJF), liderou uma campanha de sensibilização junto a professores, estagiários e alunos dos cursos de Direito (do 1º ao 6º período) e do curso técnico de Serviço Jurídico.
“O resultado foi uma mobilização admirável, com a arrecadação de fraldas, suplementos nutricionais, materiais de higiene pessoal e óleo de girassol — itens essenciais que trazem diretamente para o conforto e bem-estar dos pacientes atendidos na Instituição”, explicou a assistente social do HDG, Renata Lúcia Fonseca dos Santos.
Além das doações materiais, o NPJF reforça seu compromisso social ao oferecer assessoria jurídica gratuita para auxiliar os pacientes na solicitação de benefícios, garantindo o acesso aos direitos fundamentais.
“O NPJF agradece mais uma vez pelo acolhimento e a oportunidade de espontaneamente ajudar aos que precisam. Agradecemos todos da equipe Multiprofissional do Hospital Dilson Godinho que nos receberam sempre com muito carinho”, enfatiza Katia Suely de Melo Gusmão, coordenadora do NPJF.
“Essa assistência é um apoio crucial para pacientes em situação de hipossuficiência, proporcionando maior dignidade e segurança durante o tratamento”, enfatizou a professora
Janaína Silveira Castro Bickel.
O Hospital Dilson Godinho agradece imensamente ao Núcleo de Práticas Jurídicas da Funorte pela parceria solidária e pela generosidade em prol de nossos pacientes.
“Gestos como esse são prova de que o cuidado com a saúde vai além do atendimento clínico, envolvendo empatia, acolhimento e o compromisso de transformar vidas”, agradeceu o diretor-presidente do HDG, o médico Helder Leone Alves de Carvalho. (Ascom HDG – W.G.)