Cimams reúne lideranças para inauguração da sede

 Cimams reúne lideranças para inauguração da sede

O Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene realizou na manhã desta terça-feira (10/12), a solenidade de inauguração da sua nova sede. Prefeitos, deputados, vereadores e lideranças políticas, militares, educacionais, políciais, eclesiásticos, culturais e de saúde compareceram em grande número e lotaram as dependências do auditório do consórcio.

O presidente do CIMAMS, Valmir Morais de Sá, prefeito de Patis, fez a saudação inicial e prestou homenagem ao procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior, e em seguida fez o descerramento da placa da nova sede definitiva do Procon Regional.

Em seu pronunciamento, o procurador-geral Jarbas Soares informou que este é o seu último ato à frente da pasta, mas que não poderia deixar de comparecer a esta solenidade, devido à sua importância para o municipalismo e que o CIMAMS tem sido, ao longo dos anos, exemplo para o Brasil. “A aliança representa a força do conjunto. É importante participar do consórcio, pois ele consegue baratear os produtos para os municípios. Sempre defendi a parceria do Ministério Público com os Consórcios e tenho constatado desde que estive à frente da Procuradoria que esta geração de prefeitos é a mais honesta de todos os tempos.”

Ainda segundo Jarbas Soares, “o presidente Valmir Morais é uma espécie de JK, onde passa deixa a sua marca. Tenho acompanhado as suas gestões desde a Amams, quando revitalizou o prédio da entidade e construiu um auditório. À frente do CIMAMS está deixando este importante legado, com a construção de uma nova sede, moderna e que vai abrigar vários departamentos, além da sede definitiva do Procon Regional e do SIM. Estou me despedindo da Procuradoria de Justiça do Governo de Minas, pedindo a todos os prefeitos que estejam sempre unidos, apoiando e participando do consórcio.”

O deputado estadual Arlen Santiago classificou o presidente Valmir Morais como um “tratorzão”, transformando projetos em obras. “Estamos assistindo hoje, um sonho se transformando em realidade. E tem sido assim a trajetória de Valmir, desde quando esteve à frente da Amams e depois no CIMAMS. A nova sede do consórcio será um local para a solução dos problemas dos municípios do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha. Importante destacar que algumas conquistas que estão prestes a ser implantadas na região, como as estradas que ligam Curral de Dentro a Mirandópolis, ou de Fruta de Leite a Taiobeiras, têm participação decisiva deste consórcio. Não tenho dúvida de que o CIMAMS é a saída para que os municípios resolvam suas questões, em todos os setores, quer seja de saúde, transporte escolar, iluminação pública e outros que fazem parte do dia a dia da vida pública.”

O superintendente da Caixa Econômica Federal, Fábio Celestino Gonçalves, reafirmou a parceria com o CIMAMS e uma relação mais próxima com os municípios da sua área de abrangência.

O novo prédio do CIMAMS foi elogiado pelo deputado federal Marcelo Freitas, que ressaltou que o municipalismo deve muito ao presidente Valmir Morais, pelo seu empenho, trabalho e dedicação no seu crescimento e fortalecimento. “Que o CIMAMS continue sendo a casa dos prefeitos, assim como Valmir conseguiu fazer através da sua gestão. Em todas as suas gestões, como foi na Amams e no CIMAMS, conseguiu deixá-las melhores do que quando as encontrou, em número de filiados e de modernidade em suas estruturas físicas para acomodar os diversos departamentos em favor dos municípios e dos seus moradores.”

A solenidade contou, ainda, com a presença do senador Carlos Viana. Durante o seu discurso, reafirmou o apoio ao consórcio e que vai aportar para o mesmo, em 2025, recursos para pequenas barragens e pequenas usinas de asfalto. “Aprendi a amar o Norte de Minas, andando e conversando com as pessoas que moram por aqui. O CIMAMS é a entidade que mais tem crescido nos últimos anos. O novo prédio é um presente que os prefeitos e as prefeitas estão recebendo. E esta obra só está acontecendo porque quem está à sua frente tem usado os recursos com sabedoria, seriedade e honestidade. O resultado está aí, uma obra imponente e que vai dar uma nova visão para os consórcios.”

O vice-prefeito Guilherme Guimarães, que foi eleito em outubro passado, prefeito de Montes Claros, representando o prefeito Humberto Souto, assinalou que os consórcios não são concorrentes. “Temos o mesmo valor sobre as prefeituras. Montes Claros só será forte se o Norte de Minas também estiver forte. Quero agradecer ao presidente Valmir Morais pela condução do consórcio e pela sua construção. O CIMAMS funciona para facilitar o dia a dia das cidades e dos seus moradores.”

O presidente do CIMAMS, Valmir Morais de Sá, iniciou o seu discurso fazendo um pedido ao próximo prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães, para que seja amigo dos prefeitos da região, recepcionando-os ou participando das reuniões. Mandou um recado para todos os pares, “quem está na política não pode trair. Nossa trajetória foi marcada por trabalho em favor da nossa região. Sempre procurei torná-la propositiva e nunca falar das suas mazelas. O Norte de Minas é rico e possui um rico potencial. O CIMAMS está cumprindo o seu papel de mostrar que podemos fazer grandes obras utilizando com clareza e objetividade os recursos recebidos. Terminamos esta parte do projeto na construção desta sede e já temos recursos no valor de R$ 1,5 milhão para a construção do auditório do Centro de Construções. Esta obra vai ser construída e inaugurada pelo meu sucessor,” concluiu.

A solenidade foi encerrada com o descerramento das placas com os nomes de todos os 125 prefeitos filiados no atual mandato. (Ascom Cimams – A.A.Jr.)

Posts relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *