Óculos ganham adesão de eleitores nas campanhas de prefeitos e vereadores
Por Arthur Amorim Jr.
O markenting bem feito é fundamental para ajudar o candidato numa campanha eleitoral. No Norte de Minas, alguns adereços foram criados para identificação ou para estilizar esta ou aquela campanha. Com a proibição eleitoral dos patrocínios de alguns adereços como showmícios, bonés, camisetas e afins, por parte dos candidatos a prefeito e vereador, restou apenas o convencimento junto ao eleitorado para fazer a adesão as campanhas, custeando dos próprios bolsos. Entre esses adereços os que ganharam destaques são os óculos, com o número do candidato e as siglas do partido.
O deputado estadual Arlen Santiago (Avante) que tem percorrido toda região, apoiando candidaturas de prefeitos em várias cidades da região, destaca que: “é impossível não notar. Além de ser uma grande iniciativa, os óculos estão em todos os lugares. O efeito é bem interessante e o adereço tem ajudado a impulsionar as campanhas, porque fala a linguagem do eleitor, quer seja jovem ou mais velho. A maioria dos candidatos que apoio já aderiu ao uso deste óculo com o número e a sigla do partido.”
Em Montes Claros, na campanha do candidato a prefeito Guilherme Guimarães (União Brasil), os óculos com número e nome do partido tem sido largamente utilizados, durante as caminhadas, passeatas, reuniões e comícios, assim como a camiseta na cor azul (marca do partido União Brasil). Em Mirabela, o azul também é o tom usado nas camisas do candidato a prefeito do União Brasil, professor Lucas.
Em Brasília de Minas, os coordenadores da campanha do prefeito Geelison (MDB) incentivaram os apoiadores a usarem os óculos com o número 15 e a sigla do MDB. A ideia ganhou a adesão de muitos apoiadores e se tornou um estilo utilizado em várias reuniões.
O candidato a prefeito, em São João da Ponte, Fábio Madeira (Avante) também tem sido acompanhado por uma legião de apoiadores com os óculos com o número 70 e a sigla do Avante, além da camisa no tom laranja.
Em Ibiaí, a candidata a prefeita Dra. Maurina Mota (MDB) tem usado como marketing, os óculos, coração e a camiseta na cor amarelo.
O amarelo também é cor da campanha do candidato à reeleição, em Curral de Dentro, Adaildo Rocha, o Tampinha (União Brasil). Os eleitores sempre que tem uma caminhada, passeata ou carreata, comparecem vestidos com camisetas amarelas.
A criatividade para criar algum adereço para atrair a atenção do eleitor é livre, já que o é vedado aos candidatos a prefeito ou vereador, segundo Tribunal Superior Eleitoral, confeccionar, utilizar e distribuir – por comitê, candidata, candidato ou com sua autorização – camisetas, chaveiros, bonés, canetas, brindes, cestas básicas ou quaisquer outros bens que possam proporcionar vantagem à eleitora ou ao eleitor.