Copasa garante água tratada a distrito de Catuti
Investimentos do programa Universaliza Minas vão atender 2 mil moradores com a instalação de 6 mil metros de redes de distribuição
O distrito de Barreiro Branco, no município de Catuti, região Norte de Minas, é mais um beneficiado pelo programa Universaliza Minas. As obras para ampliação do fornecimento de água tratada à população da localidade foram iniciadas pelas equipes da Copasa neste mês de fevereiro.
Com investimentos de R$ 600 mil, as intervenções irão contemplar a substituição de 6 mil metros de redes de distribuição, visando atender 2 mil pessoas, em 450 ligações prediais. A previsão é que os serviços sejam concluídos ainda este ano. Ao final, as estruturas implantadas serão integradas ao sistema de abastecimento de Mato Verde, que possui reservação de 1.200 m³ e uma Estação de Tratamento de Água (ETA), com capacidade de 60 litros por segundo.
De acordo com o gerente regional da Copasa, Herlen Cardoso, cumprindo o propósito de gerar valor para as pessoas por meio da prestação de serviços com qualidade e eficiência, o programa Universaliza Minas propicia o acesso à água potável aos moradores de áreas rurais que ainda não usufruíam desse recurso. “Esse benefício proporciona melhorias para a saúde, para a qualidade de vida e o desenvolvimento regional”, ressalta.
O programa
O Universaliza Minas foi lançado pela Copasa em 2023 para viabilizar o acesso aos serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto nas áreas rurais dos municípios onde a Companhia atua.
O programa é mais um dos esforços firmados pela Copasa para atingir as metas do Novo Marco Legal do Saneamento até 2033. Em sua área de atuação, a Companhia já alcançou a marca de 99,4% dos imóveis com acesso à água tratada. O índice mineiro já supera as metas de universalização dos serviços trazidas pelo Novo Marco, que determina que 99% da população brasileira tenha acesso ao abastecimento de água até 2033. Cabe destacar, também, o percentual de tratamento de esgoto da Companhia, que alcançou 75% de esgoto devidamente coletado e tratado, sendo que a meta estabelecida é de 90% até 2033.
Apesar desse bom índice, a Copasa não atende todas as áreas dos municípios onde tem concessão, por isso, vai ampliar sua atuação, cumprindo com o primeiro item de seu estatuto social, que é planejar, executar, ampliar, remodelar e explorar serviços públicos de saneamento básico, com vistas a contribuir para o bem-estar social e para a melhoria da qualidade de vida da população. (Ascom/Copasa)