FHMMF inicia o Programa Lean nas Emergências

 FHMMF inicia o Programa Lean nas Emergências

A Fundação Hospitalar Dr. Moisés Magalhães Freire (FHMMF) deu início à implementação do Projeto “Lean nas Emergências”, uma iniciativa do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), executada pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC).

A comitiva da instituição realizou a coleta de dados para o projeto, que busca reduzir a superlotação e melhorar o tempo de atendimento na Urgência e Emergência.

O Proadi-SUS, criado em 2009 pelo Ministério da Saúde, visa fortalecer o SUS por meio da transferência de conhecimento e implementação de práticas inovadoras, com financiamento de hospitais de excelência no país, como o Oswaldo Cruz.

O Projeto “Lean nas Emergências” foca na identificação e eliminação dos gargalos nos processos hospitalares, aplicando metodologias que irão melhorar o atendimento do paciente no Pronto-socorro.

No contexto do SUS, a implementação dessa metodologia envolve a capacitação dos profissionais e o suporte técnico para melhorar os fluxos assistenciais na Instituição.

Paulo Rogério, diretor-presidente da FMMF, destacou a importância da iniciativa para a Instituição: “Este projeto nos permite não apenas otimizar os recursos e processos, mas também oferecer um atendimento mais ágil e humanizado. Estamos entusiasmados com as melhorias que o Lean trará ao nosso hospital, tanto em termos de eficiência, quanto no bem-estar dos nossos pacientes, especialmente com a reforma e ampliação do pronto-socorro em andamento, o que garantirá ainda mais qualidade de infraestrutura no atendimento”, explicou.

Abordagem interdisciplinar
A abordagem adotada no projeto combina atividades presenciais e remotas, permitindo a atuação de uma equipe interdisciplinar com especialistas técnico-assistenciais e em ferramentas Lean. O objetivo é engajar as equipes assistenciais, proporcionando capacitação e suporte contínuo, com o intuito de estabelecer práticas de gestão e assistência mais eficientes.

Karine Queiroz, gerente de Qualidade da FMMF, ressaltou a importância da capacitação e do impacto direto nas rotinas hospitalares: “O Lean não é apenas sobre modificar processos; é sobre criar uma cultura de melhoria contínua. Ao capacitar nossas equipes e monitorar os resultados de perto, garantimos que as mudanças sejam duradouras e realmente impactem a experiência do paciente”, ressaltou.

A implementação do Projeto “Lean nas Emergências” na Fundação Dr. Moisés está estruturada em quatro fases principais: planejamento, diagnóstico, implementação e monitoramento, ao longo de um triênio (2024-2026).

Nesse período, serão realizados dois ciclos de 18 meses cada, com 12 meses de atividades presenciais e 6 meses de encontros virtuais. As equipes serão avaliadas continuamente, a partir de visitas técnicas de Diagnóstico de Demanda e Capacidade (DDC), realizadas no início e no final de cada ciclo.

A expectativa é que a Fundação possa oferecer um atendimento ainda mais ágil e eficiente, impactando diretamente a qualidade dos serviços prestados à população e contribuindo para a melhoria do sistema de saúde no Brasil. (Ascom FHMMF)

 

 

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