Agosto Vivo em exposição no Shopping
Chegou a época em que as ruas de Montes Claros ganham um colorido especial. São as Festas de Agosto que representam uma das manifestações da cultura popular mais antigas de Minas Gerais, com registro oficial de quase dois séculos.
O Montes Claros Shopping, que leva o nome da cidade, valoriza e difunde a cultura regional, presta sua homenagem à maior e mais tradicional festa do patrimônio cultural da região. Até o dia 23 de agosto, das 10 às 22 horas, o Montes Claros Shopping promove a exposição AGOSTO VIVO, gratuita e aberta ao público.
Instalada na sala ao lado da Chilli Beans, no corredor das Lojas Americanas, a exposição compartilhada é uma realização do Coletivo de Arte Contemporânea de MOC, criado pelo artista plástico Cleiton Cruz.
“O coletivo busca promover a união dos artistas membros e defender a proteção das manifestações da cultura ancestral. Para isso, criamos um mecanismo para a aproximação dos artistas renomados com os jovens talentos de nossa região. A exposição Agosto Vivo é a primeira do coletivo que irá celebrar a cultura ancestral da cidade de Montes Claros com obras inspiradas nos grupos de Catopês Marujos e Caboclinhos”, destaca Cleiton Cruz.
Sobre a Exposição Agosto Vivo
A Exposição Agosto Vivo mergulha no imaginário coletivo do sertanejo. Também discute questões históricas e sociais de uma sociedade complexa e única. A exposição apresenta o homem catrumano como protagonista de seu processo histórico-cultural, construção de si mesmo e de seu espaço social. A mostra reúne trabalhos de vários artistas da cidade e região.
Participam da exposição os artistas: Afonso Teixeira, Cecília Smith, Cleiton Cruz, Felicidade Patrocínio, Francisca de Assis, Giw, Guilherme Aquino, Hélio Brantes, Japa, Luana Z, Lyla Ventura, Marly Gribel, Nathalia, Randall de Sá, Tamires e Tom Coutinho.
Em parceria com a Associação dos Grupos de Catopês, Marujos e Caboclinhos de Montes Claros, a exposição AGOSTO VIVO irá expor os instrumentos artesanais, os adereços, fardas e indumentárias que compõem as vestimentas tradicionais dos ternos.
“A exposição é totalmente voltada às nossas raízes, à cultura ancestral e expressão máxima de nossa cidade. O Montes Claros Shopping tem esse zelo, esse cuidado e esse olhar humanizado para nossas tradições”, ressalta Mestre Zanza Júnio, presidente da Associação dos Catopês, Marujos e Caboclinhos de Montes Claros. (Ascom/Ana Maria Barbosa)