Subsecretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação visita Unimontes
A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) recebeu, nessa segunda-feira (28/08), a visita do subsecretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Bruno Araújo Oliveira, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede). Acompanhado da equipe da pasta, ele participou de encontro na Sala dos Conselhos (prédio da Reitoria), no qual foram apresentados projetos e potencialidades da universidade nas áreas de pesquisa, pós-graduação, tecnologia e inovação.
Bruno Araújo esteve acompanhado dos superintendentes estaduais de Inovação Tecnológica, Pedro Emboava Vaz, e de Pesquisa e Tecnologia, Lucas Mendes de Faria Rosa Soares.
O vice-reitor Dalton Caldeira Rocha ressaltou a importância da visita e da valorização da pesquisa e da inovação na promoção do desenvolvimento econômico do estado, no qual a Unimontes está inserida.
“A equipe da Unimontes tem apresentado ao longo do tempo um potencial que representa muito para a política estadual de desenvolvimento econômico. A Universidade está de portas abertas para contribuir e apontar caminhos em busca de melhores resultados econômicos para as regiões onde está inserida e todo estado de Minas Gerais”, afirmou o professor Dalton Caldeira Rocha.
O subsecretário Bruno Araújo Oliveira destacou que a equipe da Sede visitou a Unimontes em atendimento a diretrizes traçadas pelo governador Romeu Zema e pelo secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, objetivando conhecer e aproveitar o potencial da instituição e criar novas parcerias.
“Nossa visita tem o objetivo de conhecer a Unimontes e ver de perto tudo que está sendo feito de bom, que pelo visto são muitas coisas, e também receber as demandas da universidade que podemos trabalhar juntos para apoiar o que já está acontecendo e poder melhorar aquilo que ainda está aberto”, assegurou o subsecretário.
A diretora Executiva da Inemontes, professora Sara Gonçalves Antunes de Souza, apresentou as ações da universidade nas áreas de tecnologia e inovação. Destacou os projetos da própria Inemontes, do CIT (Centro de Inovação e Tecnologia) e do NIT (Núcleo de Inovação Tecnológica) com cinco empresas graduadas (TI, Biotecnologia, Engenharia de Alimentos); sete Incubados (Saúde Humana, Entretenimento, Turismo) e mais de 40 ações do projeto Trilha Empreendedora e Certificação: CERNE (2022) – parceria com o Sebrae Minas.
Também foram apresentados projetos na área de biodiversidade como o estudo das consequências do secamento das veredas para biodiversidade, serviços ecossistêmicos e saúde; Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Biotecnologia (PPGB), que estuda a tecnologia que utiliza sistemas biológicos, organismos vivos e seus derivados; laboratórios vinculados ao PPGB que são a segunda fonte mundial mais importante de literatura sobre a macaúba e os laboratórios multiuso do Hospital Universitário Clemente de Faria (HU-Unimontes), que foram referência para exames de saúde durante a pandemia do COVID-19, entre outros.
A pró-reitora de Pesquisa da Unimontes, professora Maria das Dores Magalhães Veloso falou sobre as demandas e projetos da área. “Temos pesquisadores excelentes que precisam de uma contrapartida do estado, que seria acompanhar esse crescimento no sentido de alocar melhor esses pesquisadores dentro da universidade para que possamos passar isso para a sociedade de uma forma mais eficiente”, declarou.
A pró-reitora lembrou que o I Congresso Internacional da Unimontes, previsto para o período de 24 a 27 de outubro, já tem mais de 5 mil inscritos. Outro evento programado pela instituição é o Circuito do Conhecimento, também voltado para difundir a pesquisa para a comunidade.
Ainda participaram do encontro como expositores o pró-reitor adjunto da Pós-Graduação, professor Daniel Coelho de Oliveira; e os professores e pesquisadores André Luiz Sena Guimarães, Dario Alves de Oliveira, Yule Roberta Ferreira Nunes e Leonardo Monteiro Ribeiro.
Na oportunidade, o subsecretário Bruno Araújo Oliveira e sua equipe, acompanhado de professores e pesquisadores da Unimontes, visitaram o Centro Tecnológico e o Centro de Pesquisa em Biologia; no campus-sede; e ainda os laboratórios de pesquisas em saúde do Hospital Universitário Clemente de Faria.