Curso do Cimams e Sênior orienta trabalhadores e gestores sobre benefícios eventuais do SUAS
Contribuir na qualificação dos trabalhadores e gestores do Sistema Único de Assistência Social – SUAS nos municípios da área de abrangência do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene – CIMAMS. Esta é a proposta que a entidade em parceria com Sênior Consultoria em Assistência Social está apresentando aos municípios consorciados. Nesta quarta-feira (25), no salão de eventos da entidade, aconteceu o primeiro de uma série de seis cursos, com a participação de trabalhadores e gestores do SUAS de 47 cidades do Norte de Minas.
A coordenadora do Departamento de Convênios e Políticas Sociais, Karla Eriely Magalhães explicou que os cursos de formação são gratuitos para os municípios consorciados e os temas foram definidos com base nas solicitações que os gestores municipais fizeram em avaliações de eventos anteriores.
“A proposta é trazer para esta oficina de formação, situações do cotidiano dos trabalhadores do SUAS para que facilitem ou que contribuam para adequada estruturação das ações estratégicas, nas concessões dos benefícios eventuais que atendam ao que preconiza a Legislação, para que os municípios estejam alinhados com as orientações do Tribunal de Conta. Visa principalmente garantir e contribuir para a qualidade de vida da população, neste atual cenário pós-pandemia, temendo o acirramento da pobreza e da desigualdade social.”
A assistente social da Sênior Consultoria em Assistência Social, Virginia Flávio Andrade classifica o evento como uma empreitada, com a pretensão de fortalecer a capacidade de gestão de política pública e preparar profissionais de referência para a oferta qualificada dos serviços socioassistenciais de proteção social básica e especial que visa a entrega do produto da assistência social às famílias usuárias: a proteção social do SUAS.
“O projeto SUAS Formação surgiu justamente visando qualificar os profissionais trabalhadores do SUAS norte-mineiros consorciados ao CIMAMS. Cada mês será tratado um tema diferenciado que irá contribuir para essa oferta qualificada dos serviços socioassistenciais nesses municípios participantes. A nossa meta é atingir 90 municípios. Neste primeiro curso, já temos a participação de 47 municípios, com mais de 120 pessoas. A proposta é ofertar cursos, oficinas, qualificações e treinamentos aos trabalhadores do SUAS de forma totalmente gratuita. Iniciamos com o tema sobre os benefícios eventuais no âmbito do Suas porque ele objetiva uma oferta que seja mais verdadeira, qualificada e a proteção social de famílias e indivíduos que acessam esta política pública de assistência social dos municípios.”