Maria Cutia ministra oficina sobre o “Auto da Compadecida”
Nesta sexta-feira (24/11), no horário das 10 às 12 horas, o Grupo de Teatro Maria Cutia promoverá no campus-sede da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) uma oficina de teatro. A atividade terá como temática a peça “O Auto da Compadecida”, do dramaturgo Ariano Suassuna, que o Grupo Maria Cutia apresentará no mesmo dia, às 19h30min, com acesso gratuito, na Praça da Catedral, no Centro de Montes Claros.
A oficina será realizada no prédio 2 do campus-sede, numa parceria entre o Grupo de Teatro Maria Cutia a equipe dos professores e alunos do curso de Teatro da Unimontes. A oficina propõe uma vivência cênico-teatral com técnicas de canto e expressão vocal inspiradas durante a criação da montagem “O Auto da Compadecida”.
O coordenador do curso de Teatro da Unimontes, professor Carloman Weliton Soares Bomfim, ressalta a importância do intercâmbio cultural para o meio acadêmico. “Além de contribuir para a formação, o grupo traz um espetáculo como o “Auto da Compadecida” com uma linguagem popular, musical que torna a experiência muito interessante para os alunos, além de destacar a criação de Ariano Suassuna, um dos maiores dramaturgos do Brasil.”
As inscrições, que são gratuitas, podem ser feitas por meio de preenchimento de formulário on-line disponível no instagram: @grupomariacutiadeteatro.
A trajetória do Grupo Maria Cutia
Criado em Belo Horizonte em 2006, o Grupo Maria Cutia dedica sua pesquisa, principalmente, ao teatro de rua, com um intenso diálogo com a música. A companhia divulgou o seu trabalho em 22 estados brasileiros e em seis países, destacando nações da África de língua portuguesa: Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Angola e Moçambique.
“Sempre tivemos o sonho de conhecer o Brasil todo. A gente une isso à vontade de descentralizar e sair do eixo Rio-São Paulo”, afirma a atriz Mariana Arruda, componente e uma das fundadoras do grupo, que é natural de Montes Claros.
Mariana Arruda tem boas recordações da cidade, onde iniciou suas experiências no teatro ainda na adolescência. “Eu nasci em Montes Claros, estudei no Conservatório Lorenzo Fernandez. Voltar a Montes Claros é sempre especial, é como voltar meus sonhos de menina de fazer teatro. A primeira apresentação que eu vi foi do grupo Galpão com o espetáculo Romeu e Julieta, na Praça da Catedral, também dirigido na época pelo Gabriel Villela, é muito simbólico para mim poder voltar à minha terra agora como profissional “, relata.
“O público de Montes Claros sempre nos recebe de forma muito calorosa, porque as pessoas gostam da arte, admiram o teatro, é um público diferente e atento às nossas histórias.”, ressalta Mariana Arruda.
“O Auto da Compadecida”
O espetáculo “Auto da Compadecida”, que será apresentado pelo Grupo Maria Cutia nesta sexta-feira à noite, na Praça da Catedral, é uma releitura mineira da obra do paraibano Ariano Suassuna. A peça tem concepção e direção geral de Gabriel Villela
A atração contará com intérprete de Libras e guia de áudio descrição. As atrações fazem parte da turnê que a trupe vai fazer nesse mês de novembro.
Além de Montes Claros, o grupo teatral percorrerá as cidades de Riacho dos Machados e Porteirinha, também no Norte de Minas.
Em Riacho dos Machados está agendada para o dia 25, a peça “Como a gente gosta”, inspirada na obra de Shakespeare “As you like it”. Já no dia 26, a cidade de Porteirinha recebe o espetáculo “Auto da Compadecida”. Em Porteirinha também será promovida uma oficina de teatro.