Preso o líder de grupo criminoso investigado pelo MPMG na Operação Provérbios 13:11
Foi preso nesta semana, em Montes Claros, o líder de um grupo criminoso que atua há mais de 20 anos na região Norte de Minas Gerais e está envolvido na exploração do jogo do bicho, agiotagem, lavagem de dinheiro e outras atividades criminosas relacionadas.
Ele e outras 20 pessoas foram denunciadas à Justiça pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) em 1º de agosto de 2024. A denúncia é resultado das investigações realizadas durante a “Operação Provérbios 13:11”, deflagrada, em Montes Claros, no dia 1º de dezembro de 2023, pelo MPMG, por meio da 9ª Promotoria de Justiça de Montes Claros e do Gaeco Regional de Montes Claros, e realizada com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).
Além da prisão preventiva do chefe do grupo, realizada pela PMMG, também foi apreendido o telefone de um dos integrantes da organização, que é suspeito de, sob ordens do líder, ter destruído provas que poderiam incriminá-los em outros crimes.
A denúncia, oferecida à Justiça pelo MPMG, inclui acusações de diversas infrações penais, como participação em organização criminosa com vínculos a outras organizações independentes (art. 2º, caput e §4º, inciso IV, da Lei nº 12.850/2013), lavagem de dinheiro em mais de 300 ocasiões (art. 1º, Lei nº 9.613/1998) e exploração reiterada do jogo do bicho (art. 58, da Lei de Contravenções Penais).
O Tribunal de Justiça de Minas Gerais aceitou a denúncia do MPMG em 19 de agosto deste ano, momento em que decretou a prisão preventiva do líder do grupo criminoso.
De acordo com o Ministério Público, as investigações sobre outras organizações criminosas envolvidas na prática reiterada de agiotagem, lavagem de dinheiro e exploração do jogo do bicho continuarão.