Academia Feminina de Letras recebe homenagem pelos 15 anos
Na noite da última sexta-feira (29/11), a Câmara de Vereadores homenageou a Academia Feminina de Letras de Montes Claros pelos 15 anos de fundação. A honraria foi uma iniciativa do vereador Soter Magno (PSD), que enfatizou que a instituição, além de celebrar a literatura, enaltece a força, a sensibilidade e a contribuição única da mulher na construção cultural e intelectual da sociedade.
Fundada em 2009 pela professora Yvonne de Oliveira Silveira, a academia conta com 40 cadeiras ocupadas por mulheres que são professoras, pesquisadoras e/ou escritoras. A instituição funciona no berço cultural de Montes Claros, na rua Justino Câmara, contribuindo com o desenvolvimento intelectual da cidade.
O vereador Soter Magno destacou que foi sob liderança de mulheres que a academia cultivou e perpetuou a literatura como ferramenta de transformação e resistência. “O trabalho da academia ecoa não apenas nas páginas que escrevem, mas também nos corações que tocam. Cada verso, cada narrativa e cada diálogo que nasce entre essas paredes ultrapassa fronteiras e deixa marcas duradouras em todos nós”, pontuou o parlamentar.
De acordo com a presidente da Academia de Letras, Catarina Durães Caldeira, desde a fundação da instituição, as obras feitas por mulheres tiveram grandes destaques, no lançamento de livros, desenvolvimento de pesquisas, valorizando as raízes montes-clarenses e a importância da mulher na sociedade.
“Além de ser uma Academia de Letras, nossa intenção é ser um espaço cultural na nossa sociedade”, pontuou a presidente. Ainda durante esses 15 anos, através de textos, mulheres resgataram memórias, denunciaram injustiças e celebraram a cultura de Montes Claros e Região.
A secretária municipal de Cultura, Júnia Rabello, ressaltou que as mudanças feitas por mulheres parecem ser invisíveis perante o olhar da sociedade. “Além de mães, avós, todas somos professoras e carregamos a missão de escrever, ensinar e educar”, finalizou. (Ascom CMMC – C.A.)