Arlen Santiago reivindica atenção diferenciada para o tratamento do câncer
O presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado estadual Arlen Santiago (Avante), aproveitou a presença do secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Fábio Baccheretti, nesta terça-feira (25/6), na prestação de contas da pasta à Comissão de Saúde da ALMG, no âmbito do programa Assembleia Fiscaliza, para entregar um relatório sobre um panorama dos serviços de oncologia no Estado, reiterando que é preciso um olhar diferente sobre o tratamento do câncer, com maior foco em cirurgias.
“Sabe-se que as cirurgias podem levar à cura da doença em 60% dos casos, portanto, é necessário valorizar procedimentos que são muito importantes para os pacientes”, comentou Santiago.
Durante a reunião, Fábio Baccheretti anunciou a Nova Política Estadual de Oncologia, que deverá ser pactuada no mês de agosto na Comissão Intergestores Bipartite (CIB).
Baccheretti destacou a importância das cirurgias oncológicas e informou que elas serão incluídas no programa Opera Mais, com um valor diferenciado.
“Toda cirurgia realizada será paga integrando os valores do programa, garantindo que não haja restrições para cirurgias oncológicas, que são essenciais para a cura do paciente quando realizadas no momento certo”, afirmou.
O secretário esclareceu que a metodologia já está delineada e que será levada para discussão e aprovação à reunião da CIB, comissão formada pela gestão da Saúde estadual e secretários Municipais de Saúde de todo o estado.
Além disso, será garantido um valor de cerca de R$ 30 milhões para realização de radioterapia e quimioterapia, o que vai contribuir para evitar extrapolamentos do teto financeiro da Média e Alta Complexidade (Teto MAC).