Atleta olímpica norte-mineira recebe a Medalha JK

 Atleta olímpica norte-mineira recebe a Medalha JK

Como ocorre anualmente em setembro, Diamantina é o palco da solenidade de entrega da Medalha Presidente Juscelino Kubitschek (JK). Na edição deste ano, a jogadora de vôlei de praia Ana Patrícia Ramos, natural de Espinosa, que venceu a competição de sua modalidade nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, em dupla com Duda Lisboa, atletas vai receber a comenda no grau Medalha de Honra.

A cerimônia acontece no D’Ávila Hall (Avenida João Antunes de Oliveira, 869, às 10 horas desta quinta-feira (12/9/24), quando se completam 122 anos do nascimento do ex-presidente da República.

O nadador Gabriel Geraldo dos Santos Araújo, mais conhecido como Gabrielzinho, que conquistou três medalhas de ouro nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, em diferentes categorias da natação, também receberá a comenda.

Ambos são mineiros. Ana Patrícia nasceu em Espinosa (Norte de Minas) e Gabrielzinho, em Santa Luzia (Região Metropolitana de Belo Horizonte). Os dois atletas vão receber a comenda no grau Medalha de Honra.

Sobre a Medalha JK

A Medalha Presidente Juscelino Kubitschek foi criada pela Lei 11.902, de 5 de setembro de 1995, com o objetivo de premiar personalidades e entidades que prestam serviços de excepcional relevância à coletividade.

A solenidade de entrega da Medalha JK é realizada na data de nascimento do ex-presidente da República Juscelino Kubitschek (12 de setembro), em Diamantina, sua cidade natal. Ele governou o Brasil de 1956 a 1961. Antes, foi governador de Minas Gerais e prefeito de Belo Horizonte.

Após deliberação do Conselho Permanente, a Medalha JK é concedida em dois graus distintos, de acordo com os critérios estabelecidos na lei: a Grande Medalha e a Medalha de Honra.

 

Posts relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *