Ato pela preservação das águas na bacia do rio São Lamberto
A Prefeitura de Montes Claros, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, participou na manhã desta sexta-feira, 5, do movimento “Luta pelas Águas”, na comunidade de Pinheiros, zona rural da cidade. O evento aconteceu na cabeceira do Rio do Tigre, em uma área degradada, e teve como objetivo sensibilizar e incentivar a participação da população em defesa das águas e afluentes da bacia do Rio São Lamberto. Além da Prefeitura, diversas autoridades, associações de moradores, CODEVASF, SOMAI e o Centro de Agricultura Alternativa (CAA) também estiveram presentes.
Durante o encontro, o secretário de Meio Ambiente de Montes Claros, Soter Magno, destacou a importância da água para o desenvolvimento humano e afirmou que a Prefeitura tem trabalhado para levar benefícios para a região desde 2017, com barramentos, barraginhas e cercamento de nascentes, além de 375 hectares preservados através do Programa Ecocrédito, que tem atendido diversas associações de moradores. Ele ressaltou que as ações da Prefeitura se estendem para a zona rural, com o objetivo de promover a preservação do meio ambiente no Município: “a água é o sangue da Terra, o carro chefe do desenvolvimento do ser humano no planeta e fundamental à vida.”
A participação da Prefeitura reforça o compromisso da Administração Municipal com a preservação do meio ambiente e a promoção do desenvolvimento sustentável em Montes Claros. (Ascom/Pref. Moc – André Sena)