Cantaqui Contaculá e BandaLuz nas Festas de Agosto
Está chegando a época mais colorida, festiva e tradicional da cultura popular de Montes Claros, as Festas de Agosto. As apresentações do projeto Cantaqui Contaculá e da Bandaluz, que estreiam no circuito oficial do evento neste ano, vão trazer ainda mais diversão ao público de todas as idades, com muita música e regionalidade.
Com um espetáculo que mistura tradição popular, cantigas e brincadeiras, o Cantaqui Contaculá, criado pelo casal Rayanne Martins e Allan Mota, busca fazer um resgate dos tempos de infância e promete colocar todos para se divertir com trava-línguas, cantigas de roda, brincadeiras típicas da região, contos, narrativas orais, entre outros.
“O grupo tem a temática infantil, mas nossa apresentação não é só voltada para as crianças; dos pequenos ao vovô, todos se divertem. Nossa missão é fazer o resgate da infância, da criança interior de cada de nós, e também o resgate da cultura popular, já que sempre levamos nas nossas apresentações a regionalidade”, explica Rayanne Martins.
Brincando nas fitas de Agosto
O Cantaqui Contaculá nasceu em Montes Claros, em 2020, quando todos estavam em restrições e cuidados com a pandemia da Covid-19. Apostando inicialmente em lives nas redes sociais, o projeto chegou com a intenção de proporcionar momentos de lazer e arte para as pessoas, uma forma de acalento em tempos difíceis, quando todos estavam em casa. O projeto deu tão certo que ganhou uma amplitude ainda maior. Além das apresentações em diversas cidades, o grupo realiza oficinas culturais e capacitações em escolas, eventos empresariais, associações, entre outros.
“Durante a pandemia passamos a valorizar ainda mais os momentos e o tempo em família. Então, fizemos essa proposta de contribuir para o resgate do brincar, que é instintivo de todos. A nossa apresentação busca sempre estes momentos de interação, para despertar este resgate do brincar, que são vivências que estavam perdidas”, analisa Rayanne Martins.
O público pode esperar uma apresentação totalmente interativa nas Festas de Agosto, com o universo do imaginário, das brincadeiras e contações de histórias ganhando vida e cor em meio às tradicionais fitas da festa popular.
“Essa será a segunda apresentação na cidade; a primeira foi no aniversário de Montes Claros, deste ano. Vamos realizar uma apresentação muita bonita, com diversos elementos da arte popular, e também trabalhando músicas autorais, construídas em vivências e oficinas que já realizamos”, finaliza Rayanne.
Além do casal Rayanne e Allan, a artista Aria Santana foi uma das mentoras do projeto na fase inicial. Hoje o grupo conta também com o músico Alexandre Zuba em diversas apresentações.
Música e positividade
Formada no final de 2021, em Montes Claros, a Bandaluz se destaca em apresentações marcadas por interpretações especiais de diversas músicas, percorrendo do reggae ao MPB, passando pelo pop e por canções regionais, além de composições próprias. O vocalista e compositor do grupo, Gabriel Luz, explica que a banda busca levar positividade ao público, através dos diversos estilos musicais.
“A proposta é transmitir mensagens positivas através das músicas, criando um ambiente que possa levantar a energia das pessoas. Apesar da raiz reggae da banda, não nos fechamos no estilo, transitamos por outros campos”, define o artista.
E este transitar por estilos é característico da Bandaluz exatamente pela formação do grupo, que conta com músicos experientes da região e que sempre buscam inovação em seus projetos. Além de Gabriel, fazem parte da banda, o baixista Juan Oliva; o baterista Mateus Sizilio; e o guitarrista Hebert Barros. Para o show de estreia nas Festas de Agosto, a banda preparou uma apresentação especial.
“É uma oportunidade especial tocar nas Festas, uma das mais importantes e belas da região. Particularmente, sempre tive este sonho, que chega em uma fase que estou ainda mais conectado com minhas raízes e essências culturais. E para esta estreia, vamos trazer muito da essencial do reggae e brasilidades, vamos fazer algumas misturas, conectar outros elementos artísticos regionais dentro do show, além de músicas autorais, muitas que ainda não foram gravadas. O público poderá fazer parte deste momento histórico da Bandaluz, que se conecta muito com a proposta das Festas de Agosto”, pontua Gabriel Luz.
Fomento à cultura
As apresentações do Cantaqui Contaculá e da Bandaluz fazem parte do 43º Festival Folclórico e serão realizadas com curadoria e fomento do Formigueiro Cultural, que desde 2015 atua no desenvolvimento, produção e gestão de projetos artísticos e culturais no Norte de Minas, através da construção de projetos criativos e inovadores.
A produtora e gestora cultural do Formigueiro, Laisa Bastos, destaca que as duas apresentações “foram pensadas e estruturadas para dialogar com as Festas de Agosto, sendo mais uma oportunidade de o público vivenciar momentos de encantamento e resgate cultural”.
Então, anote aí
Os shows serão realizados na Praça da Matriz, dentro do Festival Folclórico, com entrada gratuita. A Bandaluz toca no dia 16 de agosto (quarta-feira), às 22h, no palco principal. Já o Cantaqui Contaculá se apresenta no dia 20 (domingo), às 11h30, no palco arena.
* Contatos para entrevistas
Rayanne Martins (Contaqui Contaculá) – (38) 9 9832-2365
Gabriel Luz (Bandaluz) – (38) 9 8414-4152
Laisa Bastos (Formigueiro Cultural – produção) – (38) 9 9183-9922
Comunicação: Ricardo Guimarães