Circuito Agroecológico: Codanorte abre inscrições para agricultores familiares
Estão abertas até o dia 23 de agosto, as inscrições gratuitas para o Processo Seletivo de Agricultores Familiares que vão participar do Circuito Agroecológico. O programa oferece capacitações gratuitas, kits de feira livre e plataforma online gratuita para venda de produtos.
A iniciativa é desenvolvida pelo Codanorte, a partir de um Convênio firmado com o Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) no valor de R$ 531.990,00 (quinhentos e trinta e novecentos e noventa mil reais). Serão contemplados agricultores de 14 municípios da região (veja lista abaixo).
“O objetivo é potencializar o Desenvolvimento Regional valorizando a Agricultura Familiar e o meio rural com atividades em gastronomia, turismo rural, capacitação, aquisição de equipamentos, assistência tecnológica e educacional”, disse o presidente do Codanorte, Eduardo Rabelo.
O resultado final com a lista dos agricultores selecionados acontecerá entre os dias 9 e 10 de setembro.
Critérios
Entre os critérios de seleção, estão: residir nos municípios contemplados pelo edital; ser Agricultor Familiar; comprovar qual atividade é praticada pelo agricultor (agricultura convencional, orgânica, agroecologia, cultivos agrícolas, hortaliças, alimentos étnicos, produção de alimentos artesanais); demonstrar se realiza práticas agroecológicas (plantios diversos e saudáveis, conservação do solo, sustentabilidade ambiental, adubos orgânicos, compostagem, proteção dos recursos naturais).
Os selecionados terão direito aos seguintes benefícios:
✅ECO-MÓVEL (Plataforma gratuita de vendas online) para 600 agricultores familiares que terão mais uma ferramenta de venda para escoamento de sua produção.
✅ECO-PONTO (Kit Feirante) para 70 famílias que serão beneficiadas com barracas, uniformes e equipamentos para ofertar a Feira Livre do Agricultor Familiar nos respectivos municípios
✅ECO-ESCOLA (Palestras Educacionais) para 14 escolas levando informações para adesão de importantes políticas públicas da agricultura familiar (PNAE/PAA/Segurança Alimentar)
✅ECO-PRODUÇÃO (Curso de Extensão e Turismo Agroecológico) em 14 municípios beneficiando 300 alunos que terão capacitação e treinamento voltados para o circuito curto de comercialização agroecológica
✅Seminários e palestras acontecerão ao longo da execução.
Municípios
Para participar, basta ser agricultor situado em um dos respectivos municípios:
Bocaiúva, Bonito de Minas, Buritizeiro, Capitão Enéas, Itacarambi, Januária, Japonvar, Mirabela, Montes Claros, Ponto Chique, Pedras de Maria da Cruz, São Francisco, São João da Ponte e Varzelândia.
Os interessados podem se inscrever até o dia 23 de agosto no site: www.codanorte.mg.gov.br, onde também pode ser acessado o edital e outras informações referentes ao processo.