Codanorte encerra “Janeiro Branco” com palestra sobre saúde mental
O Codanorte promoveu na última semana uma palestra sobre saúde mental com a psicóloga Roberta Drumond. A programação marcou o encerramento da Campanha Janeiro Branco, desenvolvida tanto nas redes sociais do Consórcio, como internamente, com os colaboradores.
A campanha nacional Janeiro Branco, abraçada por várias instituições, como o Codanorte, visa alertar para os cuidados com a saúde mental e emocional da população a partir da prevenção de doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e pânico.
A psicóloga Roberta Drumond, explicou aos colaboradores do codanorte que o termo Janeiro Branco simboliza um novo começo, sendo um momento de reflexão e estabelecimento de novos objetivos.
“Aqui falamos sobre a importância da saúde mental para o desenvolvimento das atividades diárias tanto na vida pessoal, como na profissional. Uma empresa que visa a saúde do seu funcionário, ela tem um maior rendimento, uma maior produtividade do que lidar com um funcionário adoecido. O Janeiro Branco vem para desmitificar a forma como a saúde mental muitas vezes é banalizada. O índice de afastamentos no trabalho por causa da ansiedade, depressão e Síndrome de Bournout tem crescido a cada dia, por isso, as empresas precisam se atentar à isso.”
Para o secretário executivo do Codanorte, as organizações precisam se adequar à essa questão de saúde mental. “Um funcionário adoecido fica desmotivado e o rendimento cai. Mas, se ele estiver bem mentalmente, a produtividade no trabalho aumenta. A saúde mental é tão importante quanto a física. E cada um tem um papel fundamental para diminuir esses índices conversando com o colega, aprendendo como lidar e identificar os sinais tanto em você próprio, como no outro. Ter esse olhar mais atento a quem está a nossa volta”, ressaltou.