COMTUR conhece projeto da Cordilheira do Espinhaço
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Prefeitura de Montes Claros realizou na tarde dessa quarta-feira, 28, mais uma reunião ordinária do Conselho Municipal do Turismo (COMTUR). Desta vez, o encontrou contou com a participação do Secretário de Turismo do município de Grão Mogol/MG, Italo Mendes, que apresentou o Projeto de Desenvolvimento Turístico Integrado Sustentável da Cordilheira do Espinhaço.
O Conselho Municipal de Turismo é composto por membros da sociedade civil, representantes de instituições de ensino, empresários e integrantes do poder público do município, tendo como propósito contribuir para o desenvolvimento do turismo na nossa cidade.
Italo destacou que foi de fundamental importância apresentar o projeto da Cordilheira do Espinhaço para Montes Claros, por ser a principal cidade polo da nossa região: “esse projeto é desenvolvido através de parceria entre os municípios de Grão Mogol, Botumirim, Cristália, Itacambira, Turmalina e Bocaiuva, tendo por objetivo criar um produto turístico regional de interesse nacional, para trazer turistas de todo o país para nossa região”.
Edilson Torquato, Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, destacou que Montes Claros vem realizando parcerias com diversas cidades para alavancar o turismo na região.
CORDILHEIRA DO ESPINHAÇO – A serra do Espinhaço pode ser considerada a única cordilheira do Brasil, pois é singular em sua forma e formação. É uma cadeia de montanhas bastante longa e estreita, entrecortada por picos e vales.[carece de fontes]
Tem cerca de 1000 quilômetros de extensão, no sentido latitudinal do Quadrilátero Ferrífero, ao Norte de Minas e, depois de uma breve interrupção, alcança a porção sul da Bahia. Todo esse percurso apresenta uma diferença mínima de longitude, ou seja, sua largura varia apenas entre 50 e 100 km. Entre os municípios que são cortados pela Serra do Espinhaço estão Ouro Branco, Ouro Preto, Catas Altas, Caeté, Serro, Diamantina, Botumirim, Grão Mogol, Itacambira, Porteirinha, Mato Verde, Espinosa, Olhos-d’Água, e Monte Azul. (ASCOM/PMMC)