Comunidades rurais de São João do Paraíso comemoram chegada da água tratada
Investimentos do programa Universaliza Minas da Copasa vão atender 2.800 moradores de 10 localidades da cidade
A Copasa está executando e vai concluir nos próximos meses as obras para levar água tratada a mais dez comunidades rurais no Norte de Minas, dessa vez no município de São João do Paraíso. Por meio do programa Universaliza Minas, a Companhia destinou cerca de R$ 700 mil para implantar o sistema de abastecimento de água para 2.800 pessoas. Parte desses moradores já conta com a água em quantidade, regularidade e qualidade dentro de suas casas.
O gerente regional da Copasa, Herlen Cardoso, explica que a construção dos 42 mil metros de redes de distribuição cumpre um planejamento estratégico da empresa e atende às reivindicações dos moradores de áreas rurais que não tinham acesso à água potável. “A Companhia está levando esse recurso a essas comunidades a fim de gerar benefícios para a saúde, além de garantir qualidade de vida e desenvolvimento sustentável”, afirmou.
Nas localidades de Muquém e Palmeiras, 70% das obras já estão concluídas, com imóveis já conectados às redes de distribuição operadas pela Copasa. Nessas comunidades estão sendo implantados 14 mil metros de redes de abastecimento para atender 800 habitantes em 210 ligações prediais. A previsão é que as obras sejam finalizadas em fevereiro de 2025.
As intervenções encontram-se em fase final na comunidade de Mandacaru, na qual 600 moradores terão água por meio da instalação de 5 mil metros de redes de distribuição. A previsão é que os serviços sejam finalizados até dezembro deste ano. Além dessas, as localidades de Barrinha, Fazenda Maravilha, Barreiro, Fazenda Estiva, Taboleiro Alto, Veadinha e Areião também estão sendo beneficiadas.
Quem comemora a chegada da água tratada a Muquém é o professor Nilson Viana Carlos, residente na localidade há 30 anos. Ele explica que o fornecimento resultou em diversas melhorias para a qualidade de vida dos moradores. “A água tratada e de boa qualidade ajudou a reduzir a incidência de diversas doenças, oferecendo mais saúde e bem-estar para todos. Além disso, trouxe maior conforto, pois agora temos água constantemente nas torneiras das nossas casas. No passado, enfrentávamos grandes dificuldades, já que a água era transportada por animais em tambores, e a fonte eram poços artesianos, o que gerava muitos desafios para a comunidade”, destacou.
Na avaliação do vereador e morador do povoado de Boa Sorte, César Lagarto, que acompanhou o processo de implantação dos sistemas de abastecimento de água, essa conquista trouxe impactos positivos para o bem-estar e a qualidade de vida das comunidades atendidas. “Antes, os moradores enfrentavam sérias dificuldades devido à escassez de água, o que gerava grande preocupação e desespero entre a população, que dependia do abastecimento por caminhões-pipa. Hoje, graças ao trabalho da Copasa e ao programa Universaliza Minas, a população pode usufruir da água tratada, com qualidade, diretamente em suas casas”, concluiu.
Para a prefeita de São João do Paraíso, Selma Maria Morais dos Santos, por meio do programa e em parceria com a administração municipal, a Copasa vem promovendo um impacto expressivo na região, marcada há muito tempo por sérios problemas de falta d’água e pela dependência de abastecimento por caminhão-pipa. “Com a chegada do Universaliza Minas, garantimos uma solução contínua e sustentável que assegura o acesso direto das famílias à água de qualidade em suas residências. Agradeço a todos os envolvidos na execução desse programa, que representa uma verdadeira transformação na qualidade de vida da população, fortalecendo o desenvolvimento local e promovendo mais dignidade e saúde para todos os atendidos”, afirmou.
O Universaliza Minas da Copasa, iniciativa pioneira no Brasil, visa garantir o acesso à água tratada e ao saneamento a mais de 330 pequenas localidades do Estado, a fim de atingir as metas do Novo Marco Legal do Saneamento até 2033. Por meio do programa, estão sendo investidos quase R$ 280 milhões, beneficiando cerca de 230 mil pessoas da zona rural em municípios onde a Copasa detém concessão.
Importante destacar que água tratada é garantia de saúde e exige altos investimentos para a sua produção, reservação, distribuição e controle de qualidade. Para assegurar a qualidade dentro dos padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde, a Copasa realiza um rigoroso controle no processo de tratamento da água e investe em programas de preservação dos mananciais de onde a água é captada para abastecimento público. (Ascom/Copasa)