Copasa investe na melhoria da eficiência do tratamento de esgoto em Montes Claros

 Copasa investe na melhoria da eficiência do tratamento de esgoto em Montes Claros

Avaliados em R$ 8,4 milhões, os serviços incluem a implantação de um sistema de controle de odores resultantes do tratamento dos efluentes

Com a proposta de ampliar a qualidade dos serviços prestados à população, a Copasa iniciou neste mês as obras para melhorar a eficiência do tratamento de esgoto na ETE Vieira, em Montes Claros, no Norte de Minas. Com investimentos da ordem de R$ 8,4 milhões, os empreendimentos movimentam a economia local, com a geração de empregos diretos. A conclusão das obras está prevista para o segundo semestre de 2025.

A primeira intervenção consiste na implantação do sistema de controle de odores resultantes do processo de tratamento. De acordo com o engenheiro da Unidade de Serviço de Expansão Norte (USEN) da Copasa, Wesley Mendes, o método é pioneiro nas cidades operadas pela Companhia, cuja concepção foi desenvolvida pela Fundação Christiano Ottoni, instituição de apoio à pesquisa da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O profissional explica que as obras visam amenizar a emissão dos odores resultantes do tratamento de esgoto, visando beneficiar a população residente nos bairros localizados no entorno da unidade. “O sistema funciona por meio da instalação de câmaras de dessorção, equipamentos responsáveis pela redução dos gases emitidos pela degradação da matéria orgânica presente no esgoto durante o processo de tratamento, como o metano e o sulfeto de hidrogênio”, destaca.

Outro serviço em execução, fundamental para a melhoria do tratamento de esgoto é a implantação de floculadores, método que reduz a quantidade de matéria orgânica presente nos efluentes em tratamento, por meio da adição de produtos químicos.

“As obras visam ampliar a eficiência do tratamento de esgoto, com a melhoria da qualidade do efluente final que é lançado no rio Vieira, contribuindo para a redução dos impactos ambientais e a preservação do meio ambiente local, além de avanços para a saúde e a manutenção da qualidade de vida da população montes-clarense. Tais fatores evidenciam o reconhecimento pelo Instituto Trata Brasil como o 16º município com os melhores índices de saneamento do país”, ressalta o gerente regional de Montes Claros, Rômulo de Souza Lima.

 

Posts relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *