Copasa leva água tratada a comunidade rural de Lontra
Investimentos do Universaliza Minas visam atender 500 moradores com 7 mil metros de redes de distribuição
O Universaliza Minas leva água tratada a mais uma comunidade rural mineira. Por meio do programa da Copasa, os moradores da comunidade de Vila União, no município de Lontra, no Norte de Minas, passarão a ter água potável com regularidade em seus imóveis.
Com recursos de quase R$ 197 mil, as obras executadas em parceria com a Prefeitura de Lontra foram concluídas em janeiro deste ano e contemplaram cerca de 500 moradores da comunidade. Foram implantados 7 mil metros de redes de distribuição, foi construída uma estação elevatória de água tratada e instaladas 194 ligações prediais. Além dos benefícios à população, as intervenções também movimentaram a economia local, com a geração de 12 empregos diretos.
O Universaliza Minas é uma iniciativa da Copasa, inédita no Brasil, que visa garantir o acesso a água tratada e saneamento em pequenas localidades do Estado, a fim de atingir as metas do Novo Marco Legal do Saneamento até 2033.
De acordo com o gerente regional da Copasa no município, Edson Marinho, os investimentos do programa Universaliza Minas reforçam o compromisso da Copasa em assegurar o acesso à água tratada às comunidades que ainda não contavam com esse benefício, gerando valor para as pessoas por meio da agilidade e eficiência na prestação de serviços. “A partir de agora, os moradores de Vila União já podem usufruir da água potável com regularidade e em quantidade suficiente, haja vista que esse benefício proporciona melhorias para a qualidade de vida, para a saúde e o desenvolvimento local”, concluiu. (Ascom/Copasa)