Copasa promove melhorias no abastecimento de água em Porteirinha
Investimentos de quase R$ 800 mil visam garantir a regularidade do fornecimento em benefício de 9 mil moradores
A Copasa iniciou neste mês as obras de melhoria nos sistemas de abastecimento das comunidades de Barreiro da Palha, Caxingó, Duas Passagens, Furado Teodoro, Mucambo da Onça e Pajeú, em Porteirinha, no Norte de Minas. Os objetivos são ampliar a oferta de água tratada para a população, visando reduzir as perdas na distribuição e solucionar as ocorrências de baixa pressão e intermitência no fornecimento.
Com investimentos de quase R$ 800 mil, as intervenções contemplam a implantação de 15.120 metros de rede adutora de água tratada, visando atender 9 mil pessoas em 2.300 residências nas seis localidades.
Os trabalhos incluem ainda a construção de um reservatório apoiado de 50 mil litros de água em Barreiro da Palha. A previsão é que os serviços sejam finalizados em abril, a depender das condições climáticas. As obras também têm movimentado a economia da região, com a geração de 10 empregos diretos.
De acordo com o técnico em projetos e obras, Paulo Jhonata Souza Silva, para a realização da melhoria no sistema de abastecimento das comunidades foi desenvolvido um estudo com auxílio do software EPANET, que permite simular o comportamento dos sistemas em relação à pressão e vazão. “A utilização da ferramenta contribuiu para mitigar os riscos de erro na aplicação dos recursos e solucionar os problemas de abastecimento, com sustentabilidade e viabilidade financeira”, ressaltou.
“A Copasa tem investido de forma constante em melhoria dos serviços prestados à população das áreas onde atua. Com a conclusão das obras, os moradores dessas comunidades terão acesso à água potável com maior regularidade, qualidade e quantidade suficiente, por meio do controle de perdas na distribuição e redução dos episódios de intermitência no fornecimento”, destacou o gerente regional da Copasa em Porteirinha, Herlen Cardoso.
Água tratada
Água tratada é garantia de saúde e exige altos investimentos para a sua produção, reservação, distribuição e controle de qualidade. Para garantir quantidade, regularidade e qualidade dentro dos padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde, a Copasa exerce um rigoroso controle no processo de tratamento da água e investe em programas de preservação dos mananciais de onde a água é captada para abastecimento público.
A Copasa em Porteirinha
A Copasa está em operação com o serviço de abastecimento de água em Porteirinha desde agosto de 1963 e, desde o mês de maio de 1998, disponibiliza o serviço de esgotamento sanitário.
O sistema de abastecimento de água opera com 14.407 ligações domiciliares, distribuídas em 459.127 metros de redes e uma Estação de Tratamento de Água (ETA) para atendimento a mais de 50 mil pessoas. A estrutura do sistema de esgotamento dispõe de 4.520 ligações domiciliares e uma Estação de Tratamento de Esgoto, que beneficia 18 mil moradores.