Copasa utiliza tecnologia para atualização de cadastro de redes de água e esgoto

 Copasa utiliza tecnologia para atualização de cadastro de redes de água e esgoto

Trabalho visa melhorar a qualidade dos serviços prestados no município

A Copasa iniciou em Montes Claros o trabalho de levantamento de redes, adutoras de água e redes coletoras de esgoto, por meio do método eletromagnético de alta frequência, denominado Radar de Penetração de Rede (GPR/Georadar). O objetivo é obter informações técnicas das tubulações existentes nas vias públicas sem a necessidade de demolição dos pavimentos e interferência no trânsito, a fim de aprimorar a qualidade dos serviços prestados na cidade.

O georadar é um método não invasivo, cuja tecnologia não utiliza a escavação do solo para localizar as tubulações, fator que reduz o custo e o tempo das execuções, além de não danificar as redes e demais estruturas subterrâneas.

A engenheira de produção da Gerência Regional Montes Claros (GRMC), Alessandra Porto, explica que o equipamento fará a identificação de 16 quilômetros de vias no município. Por meio desse trabalho, será fornecido um projeto unificado com georreferenciamento, contendo todas as indicações e detalhes da direção, profundidade e tamanho de todos os dutos enterrados nas vias definidas, cujas informações serão incorporadas ao cadastro técnico da companhia.

“O georadar identifica todas as redes existentes nas vias, sejam de água, esgoto ou drenagem pluvial, com informações precisas de diâmetro, profundidade e localização. A técnica possibilitará a atualização das informações do cadastro da Copasa, eliminando inconsistências, trazendo maior confiabilidade na elaboração de estudos para melhoria do abastecimento e combate às perdas de água na distribuição, melhorando os serviços das equipes de campo”, concluiu. (Ascom/Copasa)

Posts relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *