Delegada da Mulher recebe título de Cidadã Benemérita
A Câmara Municipal de Montes Claros realizou, nessa quinta-feira (7/11), Sessão Especial para entrega do Título de Cidadã Benemérita à delegada da Polícia Civil, Karine Aparecida Maia Costa de Faria. A homenagem foi uma iniciativa da vereadora Graça da Casa do Motor (União) e contou com a presença de autoridades civis, militares, políticas, amigos e familiares da homenageada.
Em pronunciamento, a proponente da honraria destacou a atuação da delegada Karine Maia na defesa e proteção das mulheres, ressaltando que sua trajetória reflete as conquistas dos direitos femininos no Brasil. “Ao reconhecer a delegada Karine Maia como Cidadã Benemérita de Montes Claros, estamos fazendo muito mais do que premiar uma carreira de sucesso, homenageamos a pessoa que ela é: alguém que, com inteligência, trabalho árduo e imensa humanidade, tem transformado a vida das pessoas”, enfatizou a parlamentar.
O procurador-geral do Município, Otávio Batista Rocha Machado, ressaltou que a honraria está diretamente relacionada à luta de Karine Maia pela proteção da mulher e pelo enfrentamento da violência em Montes Claros. “O Brasil foi forjado em meio a conflitos, e essa sociedade violenta é enfrentada todos os dias. As conquistas são recentes, e é necessário, como faz a doutora Karine Maia, continuar o trabalhando pelos direitos invioláveis das mulheres”, afirmou.
O deputado federal Marcelo Freitas (União) também reconheceu a importância da delegada, destacando seu profissionalismo e coragem. “A delegada Karine é uma mulher exemplar, competente e corajosa, e não é por acaso que ela está à frente da Delegacia Especializada da Mulher, combatendo a violência e garantindo proteção das mulheres em Montes Claros. Esta homenagem reconhece a grandeza do seu trabalho e da sua pessoa”, declarou.
Durante o discurso, a delegada Karine Maia expressou sua gratidão e ressaltou a importância de receber o reconhecimento na cidade onde se formou e exerceu a maior parte de sua carreira, tanto como delegada quanto como docente em cursos na área policial e penal. Ela agradeceu aos familiares pelo incentivo ao longo de sua trajetória e reafirmou seu compromisso com a luta pelos direitos das mulheres.
“Esse reconhecimento reforça meu compromisso com o trabalho. Em um ambiente predominantemente masculino, tenho a oportunidade de exercer meu ofício sem jamais perder a minha essência feminina”, disse.
O presidente da Câmara Municipal, Junior Marins (PP), também ressaltou o orgulho da Casa em prestar a homenagem. “A cidade de Montes Claros tem orgulho de contar com a delegada Karine Maia na defesa dos direitos e proteção das mulheres”, concluiu o parlamentar.
Sobre a homenageada
Karina Aparecida Maia Costa é Delegada de Polícia Classe Especial da Polícia Civil de Minas Gerais, atuando como titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher em Montes Claros desde 2013. Com uma sólida formação acadêmica, é pós-graduada em Direito Processual e mestranda em Desenvolvimento Social, além de ser professora de Direito Penal em instituições como a Funorte e o UNIFIPMoc. Karina também se destaca como palestrante e autora, contribuindo com obras sobre o impacto da pandemia no Direito e com estudos sobre temas como a Lei Maria da Penha e o feminicídio. Sua trajetória se caracteriza pelo compromisso com a justiça e pela constante busca por aprimoramento, tanto no campo acadêmico quanto na prática policial, especialmente no combate à violência contra a mulher. (Ascom CMMC – C.S.)