Descentralização e Central Reguladora para melhorar atendimentos da pediatria
Em busca de respostas e de alternativas para melhorar o atendimento pediátrico, a Comissão de Saúde se reuniu no início da noite desta segunda-feira (29), na sala da Presidência da Câmara Municipal, com médicos pediatras, vereadores, a secretária de Saúde Dulce Pimenta, o vice-prefeito Guilherme Guimarães e o procurador do município Otávio Rocha.
Representando o prefeito Humberto Souto, o vice-prefeito Guilherme Guimarães ressaltou que a reunião foi oportuna, pois só se consegue encontrar uma solução se for conjunta. Sobre a construção de mais UPAs precisa de uma avaliação de resultados. Garantiu que a atual administração está buscando solucionar alguns problemas que surgiram e a saúde é uma solução que tem que ser dada para todos.
Secretária de Saúde Dulce Veloso apresentou os números de atendimentos no setor de pediatria e informou que não está conseguindo realizar a contratação deste profissional. “A rede foi expandida, mas não dá conta de atender a demanda, que aumentou após a pandemia. O problema é vacância de plantão, pois aos finais de semana não temos pediatras plantonistas.
Os pediatras denunciaram que a crise no setor é antiga e o que acontece no município tem muito a ver com a falta de orientação às mães e de acesso a puericultura, já que a atenção primária que deveria acontecer não está funcionando. Afirmaram que tem interesse em atuar nas Estratégias de Saúde da Família – ESFs, entretanto estão encontrando dificuldades, devido à falta de infraestrutura e segurança.
A presidente da Comissão de Saúde e vice-presidente da Casa, vereadora Maria Helena Lopes (MDB) apontou que a descentralização nos atendimentos para as UBS e PSFs em algumas regiões do município é uma das soluções para minimizar o problema. “Não adianta apresentar números se não tiver uma solução. A saúde no setor pediátrico entrou em colapso. É necessário um novo modelo de gestão. Está na hora de mudar e fazer uma nova experiência, conversar com os pediatras para chegar no denominador comum.”
O presidente da Casa, vereador Junior Martins (Cidadania) também defendeu a descentralização dos atendimentos em algumas regiões do município, principalmente na baixa complexidade, além da formalização de um contrato seguro para os pediatras, principalmente no que se refere a licença maternidade.
O procurador do município, Otávio Rocha informou que haverá mudanças nas remunerações dos plantões. Mas ponderou sobre o crescente número de atendimentos médicos no município, sendo que 60% são oriundos de outros municípios da região e que apenas 40% são locais. Criticou a atual tabela do SUS e alertou: se o Governo Federal não rever, a situação na saúde tende a piorar ainda mais.“
REUNIÃO COM AS MÃES
Na parte da tarde, a Comissão de Saúde recebeu na sala da Presidência, uma comitiva de mães das entidades: Maternar Moc, Amordown.e as Mães Unidas, com o objetivo de conhecer e debater a real situação dos atendimentos pediátricos, em Montes Claros.
A presidente da Comissão de Saúde e vice-presidente da Casa, vereadora Maria Helena Lopes destacou o interesse e da união das mães em solicitar esta reunião, em busca de melhorias para o setor de pediatria. Explicou que em recente reunião com os pediatras ficou sabendo do interesse dos profissionais da saúde em colaborar com o atendimento, entretanto, reivindicam melhores condições de trabalho, descentralização e distribuição de atendimentos nos PSFs.
“Os pediatras não reclamam de salários, mas sim de segurança e infraestrutura para poder trabalhar. Eles afirmaram que estão dispostos a colaborar e concordam com trabalho na atenção básica.”
Conclamou as mães a se unirem na cobrança pelo retorno dos 37 leitos desativados no Hospital Universitário Clemente Farias, descentralização dos atendimentos e construção outra Unidade de Pronto Atendimento – UPAs.
O presidente da Casa, vereador Junior Martins reforçou a reivindicação e defendeu que essa distribuição nos PSFs ajudará a desafogar os atendimentos.
As representantes do Maternar Moc, Amordown.e Mães Unidas afirmaram que pretendem realizar uma grande mobilização nas redes sociais e uma grande manifestação no próximo sábado (3), pelas ruas centrais da cidade, para cobrar a descentralização no atendimento da pediatria e a reativação dos leitos do HU.
ENCAMINHAMENTO
Ao final das duas reuniões ficou acertado entre os encaminhamentos, um estudo mais detalhado sobre a descentralização dos atendimentos e as nomeações de pediatras que atuarão na regulação do acesso aos leitos por meio de uma central que informará em qual hospital existe o leito disponível e onde o paciente deverá ser encaminhado.
PRESENÇAS
A reunião contou as presenças do secretário da Casa, vereador Igor Dias (União Brasil), Julinha da Pastoral (Podemos), Reinaldo Carrapicho (PRB), Graça da Casa do Motor (União Brasil), Wilton Dias (PTB), Eldair Samambaia (PSD), Iara Pimentel (PT), Aldair Fagundes (Cidadania), Raimundo Pereira (PDT), Daniel Dias (PC do B), Odair Ferreira (SD), Pastor Edmilson Bispo (PSD),
Cláudio Rodrigues (Rede), e Elair Gomes (MDB).