DEU RED: MP, policias Militar e Civil deflagram operação de combate aos “rolezinhos”
A 11ª Região de Policia Militar em conjunto com a Polícia Civil de Minas Gerais e com o Ministério Público de Minas Gerais, deflagrou na manhã desta quinta-feira (19), a Operação Deu Red” (expressão comumente usada pelos praticantes do “Rolezinho” quando algo “deu ruim”), que visa coibir as práticas de manobras perigosas e ilegais realizadas pelos praticantes da citada modalidade delituosa.
A ação conjunta foi necessária em razão da crescente prática dos “Rolezinhos” nas vias públicas de Montes Claros, que têm colocado em grave risco a integridade física e a vida dos usuários das vias; vários acidentes com vítimas; cometimento simultâneo de crimes e infrações graves de trânsito; além de perturbação do sossego e da tranquilidade da população; e a clara afronta às leis e às autoridades constituídas.
A investigação colheu indicativos de que os envolvidos, de forma associada e articulada, marcam os eventos pelas redes sociais e se encontram nos logradouros públicos de maior circulação, ocasiões em que, sem o conhecimento ou autorização do órgão de trânsito competente, passam a trafegar agrupados, praticando direção perigosa; praticando barulho excessivo com o escapamentos adulterados e, por vezes, sem placas de identificação.
Essas ações eram divulgadas em tempo real em lives, ou compartilhado em reels nas suas plataformas online, na intenção de aumentar o número de seguidores das suas páginas e assim obterem lucro pessoal com a monetização e a publicidade gerada por esses vídeos.
Os órgãos do Sistema de Defesa Social estão atentos e esse tipo de comportamento delituoso, e não medirão esforços para coibir esse tipo de prática e responsabilização dos envolvidos. Sendo que esses poderão responder pelos crimes de associação criminosa, incitação ao crime, além dos crimes de trânsito previstos na legislação em vigor.
Resultado da operação:
24 mandados de busca e apreensão cumpridos;
23 motos usadas nos “Rolezinhos do Grau” apreendidas;
25 telefones celulares apreendidos;
31 contas na rede social Instagram bloqueadas;
01 pessoa presa