Donos de bares e restaurantes de MOC conhecem a diversidade gastronômica de Belém
Com o apoio do Sebrae Minas, participantes do programa Prepara Gastronomia experimentaram os sabores e aromas da capital paraense
Dezessete empreendedores de Montes Claros, no Norte do estado, participam, nesta semana, de uma missão técnica em Belém (PA), para conhecer a diversidade da culinária paraense. A iniciativa do Sebrae Minas é uma das ações do programa Prepara Gastronomia, realizado com donos de bares e restaurantes da cidade. No roteiro, estão visitas a bares, restaurantes e ao tradicional Mercado Ver-o-Peso, um dos maiores e mais antigos mercados ao ar livre da América Latina, considerado o coração da gastronomia da capital do Pará.
“Esta é uma oportunidade enriquecedora para os profissionais da gastronomia do Norte de Minas. A experiência proporcionada por essa imersão permitirá que os empresários explorem formas de valorizar e promover os ingredientes e pratos típicos da nossa região, como o pequi, o requeijão moreno, a carne de sol, as castanhas nativas e tantos outros”, enfatiza o analista do Sebrae Minas Mateus Santos.
A cidade de Belém foi escolhida para a visita técnica em função de sua culinária influenciada pelas culturas indígena, africana e portuguesa, com ingredientes nativos, como tucupi, jambu e açaí. Nos últimos anos, Belém tem se consolidado como um polo gastronômico de destaque internacional, com restaurantes que combinam técnicas culinárias modernas com ingredientes tradicionais da Amazônia. A cidade foi reconhecida pela Unesco com o título de “Cidade Criativa da Gastronomia” e, em 2018, pelo jornal The New York Times, como destino emergente da gastronomia mundial.
O proprietário do Bendita Espetaria, Frederico Guilherme Pereira, é um dos integrantes da missão, e destaca a vivência e valorização de ingredientes regionais. “Aprendemos que o uso desses de ingredientes enriquece a gastronomia local, e desperta a curiosidade dos turistas. No Norte de Minas, também podemos adotar esta boa prática, pois temos um Cerrado rico, que permite aproveitar a diversidade deste bioma”, enfatiza.
Além da variedade de pratos, os drinks com frutas locais chamaram a atenção da empresária Viviane de Souza, do Deck Bar. “Estou conhecendo novas receitas de drinks, e formatos de promoções para atrair os clientes, e irei adotá-los no meu negócio”, ressalta.
Roteiro
Mercado Ver-o-Peso
Visita guiada por chefe de cozinha para demonstrar como é feita a valorização dos alimentos locais, a importância destes produtos típicos para a cultura e economia da região, a identidade culinária regional e sua construção
Sorveteria Gelateria Damazônia
Apresentação de técnicas de valorização dos produtos regionais e como este processo influencia no fortalecimento da marca. A sorveteria tem foco no desenvolvimento de sorvetes com sabores regionais.
Ilha do Combu
O grupo conhece a Rota do Chocolate do Combu, desenvolvida pelo Sebrae PA, em parceria com a Kairé Experiências. É uma imersão na cultura do chocolate nativo do Pará, demonstrando como é feita a valorização dos produtos nativos no desenvolvimento de doces e chocolates.
Restaurante Famiglia Sicília
Os empreendedores conhecem uma ideia de negócio inovadora que utiliza princípios e técnicas da cozinha italiana, com uso de produtos típicos da região amazônica. Este restaurante foi finalista do concurso Gastronomic Made in Italy, com o prato ravióli de maniçoba, mesclando a cultura italiana com a belenense.
Restaurante Point do Açaí
Tradicional restaurante de Belém do Pará que mantém em seu cardápio as comidas típicas regionais, com foco nas combinações com açaí. Devido à forte caracterização regional, o restaurante se tornou referência gastronômica, sendo citado em músicas e reportagens como ponto turístico da cidade de Belém do Pará.
Muamba Bar
Visita guiada pelo chef alquimista Yvens Penna, que colocou o bar entre os 100 melhores do Brasil, segundo a Revista Exame, em 2023, por meio de receitas autorais com produtos nativos, como chicória, urucum e cumaru. (C.S.)