Encontro gera mais de R$ 10 milhões em expectativas de negócios para confecções
‘Integra Moda Negócios’ reúne 68 empresas entre pequenas indústrias apoiadas pelo Sebrae e compradores de várias partes do país
A primeira edição do ‘Integra Moda Negócios’ movimentou mais de R$ 10 milhões em prospecção de negócios nos próximos 12 meses. O evento, promovido pelo Sebrae Minas, reuniu 22 confecções dos polos de moda íntima de São João do Manteninha, Taiobeiras e Monte Belo com 55 revendedores e distribuidores de Minas Gerais e outros 10 estados, entre os dias 6 e 7 de março, em Belo Horizonte.
Durante os dois dias do evento, foram apresentadas novas coleções de lingerie, pijamas, moda praia e fitness. Os compradores tiveram 30 minutos para conhecer os produtos expostos nos estandes, e negociar com as confecções, seguindo uma agenda de encontros com horários pré-agendados. “Eventos como este criam um ambiente propício para novas parcerias e vendas, facilitando o acesso à novos mercados e ampliando a visibilidade dos polos mineiros para além das fronteiras do estado. Além disso, possibilita que os donos das confecções tenham uma percepção do mercado e possam implementar melhorias, ajustar estratégias ou intensificar investimentos da produção”, explica a analista do Sebrae Minas Raquel Canaan.
Entre os ofertantes desta edição do ‘Integra Moda Negócios’ está Yan de Miranda, da confecção Yanfe Moda Íntima, de São João do Manteninha, no Leste de Minas. Há seis anos, ele e a esposa resolveram investir na própria fabricação, depois de anos trabalhando na empresa de lingerie dos tios. Em 2023, a empresa chegou a confeccionar 250 mil peças e gerar 45 vagas de emprego na cidade.
Para Yan, o encontro promovido pelo Sebrae Minas contribuiu tanto para expandir suas vendas e avaliar alguns produtos. “Este evento nos ajudou a aproximar de novos clientes de São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e até de Rondônia. O resultado foi a venda de R$ 50 mil peças, principalmente, da linha plus premium, que vai dos tamanhos 48 a 52. A ocasião também foi um termômetro para medirmos se estamos dentro do que o mercado pede ou se precisamos inovar ainda mais”, afirma Yan.
Outra confecção que participou do ‘Integra Modas Negócios’, foi a Madu Love Lingerie, de Taiobeiras, no Norte do estado. O sócio da empresa Ednei Fernandes, largou o emprego para empreender junto com a esposa, depois que ela se aposentou como professora. “De lá pra cá, já se foram 11 anos de muita luta. Atualmente, produzimos cerca de 4 mil peças por mês da linha básica de lingerie. Neste encontro, promovido pelo Sebrae Minas, conseguimos efetivar mais de R$ 20 mil em vendas, e ainda tivemos um feedback positivo em relação ao design de nossos produtos e da qualidade das matérias-primas”, comemora.
Diversificação
E não é só as confecções que estão satisfeitas com os resultados do ‘Integra Moda Negócios’. Elaine Bortolin, da Bortolin Lingerie, saiu de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, à procura de produtos diferenciados dos polos mineiros. A distribuidora atende principalmente pequenos lojistas e revendedores da região. “Sou apaixonada pela moda mineira, principalmente, pelos detalhes e requintes. Quando recebi o convite do Sebrae Minas para participar do evento, não pensei duas vezes. Fechei com quatro empresas em torno de R$ 30 mil em pedidos, e estou em negociação com outras quatro”, conta a empresária.
Já Beatriz Viana, da Flor da Pele, de Vitória, no Espírito Santo, a qualidade da moda íntima mineira não é novidade. Ela já havia participado da Felinju, em Juruaia, no Sul de Minas, porém, desconhecia a existência de outros polos de moda íntima no estado. “Me surpreendi com o encontro. Muitos fornecedores com produtos de boa qualidade, acabamento e preço justo, o que nos ajuda a diversificar o mix de produtos e oferecer para nossos clientes peças diferenciadas e com valor competitivo. Tudo indica que teremos boas vendas, e com certeza iremos fazer novos pedidos ainda maiores”, diz Beatriz.
O ‘Integra Moda Negócios’ faz parte das ações do Sebrae Minas para afirmar Minas Gerais como ‘Estado da Moda’ e uma das principais rotas de comércio desse mercado no país. As confecções de São João do Manteninha, Taiobeiras e Monte Belo então entre os polos de moda íntima do estado apoiados pela iniciativa, que oferece capacitações, palestras e workshops sobre temas como vendas e gestão de inovação, além de consultorias individuais, compras coletivas, diversificação do mix de produtos e apoio em feiras e eventos do setor contribuindo para a ampliação da carteira de clientes.