Energia solar para poços artesianos na zona rural é cobrada pelos vereadores

 Energia solar para poços artesianos na zona rural é cobrada pelos vereadores

Em sessão ordinária da Câmara Municipal de Montes Claros, realizada nesta quinta-feira (16), os vereadores aprovaram dez requerimentos, que incluem propostas de melhorias em infraestrutura, segurança no trânsito e lazer. Entre as demandas aprovadas, estão também, iniciativas voltadas para o aprimoramento dos serviços públicos essenciais e a instalação de placas de energia solar.

O requerimento do vereador Eldair Samambaia (PSD), solicita a avaliação da viabilidade de instalação de sistemas de energia solar em todos os poços artesianos públicos da zona rural. De acordo com o parlamentar, a proposta visa reduzir os custos com energia elétrica e promover a sustentabilidade nos serviços públicos.

O vereador Marcos Nem (Pode) apresentou proposta destinada a comunidade rural, pedindo a realização de estudo sobre a viabilidade para extensão da rede de abastecimento de água entre a Vila Sion até a comunidade de Antônio Olinto. Segundo o parlamentar, a comunidade, atualmente, enfrenta dificuldades no fornecimento de água.

No âmbito da Assistência Social, o vereador Eduardo Preto (Pode), solicitou o reenquadramento salarial dos conselheiros tutelares do grau I para o grau V, com o objetivo de reconhecer a importância e a complexidade das funções desempenhadas por esses profissionais, que atuam na proteção de crianças e adolescentes no município.

Saúde, Esporte e Lazer

A vereadora Graça da Casa do Motor (União), solicitou a reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Planalto I. A parlamentar ressaltou que a medida visa proporcionar melhores condições de atendimento médico à população.

Em relação ao esporte, o vereador PC Landim (Avante) pediu a aquisição de um micro-ônibus para a Secretaria Municipal de Esportes, com o intuito de facilitar o transporte de atletas e ampliar a oferta de atividades esportivas na cidade.

A vereadora Maria Helena (MDB) propôs a construção da praça Capitão José Maria Rodrigues de Souza, no bairro Morada do Sol, bem como a implantação de uma pista de caminhada para os moradores da região.

O vereador Igor Dias (PRD), fez um apelo para que o projeto de humanização do canteiro central da avenida Beija-Flor, no bairro Jardim Primavera, seja executado. A proposta inclui a construção de um complexo social e de lazer e visa beneficiar diretamente os moradores da área.

Infraestrutura e segurança no trânsito

Em relação à infraestrutura urbana, o vereador Soter Magno (PSD) solicitou o recapeamento da avenida Tito Versiane dos Anjos, no bairro Augusta Mota. De acordo com o parlamentar, trata-se de uma importante via, que necessita de reparos urgentes para garantir segurança aos motoristas e pedestres.

O vereador Ailton do Vilage (União) encaminhou pedido relacionado ao tráfego de veículos, e solicitou a instalação de redutores de velocidade na Avenida 200, no trecho entre o bairro Jaraguá II e Village I, visando melhorar a segurança viária na região.

Homenagem

O vereador Daniel Dias (PCdoB), propôs a realização de uma sessão especial para comemorar os 30 anos da Fundação de Saúde Dílson de Quadros Godinho, a ser realizada no dia 19 de novembro deste ano. De acordo com o parlamentar, a homenagem visa reconhecer o trabalho da instituição na área da saúde pública em Montes Claros.

Posts relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *