Esquadrilha da Fumaça no aniversário da cidade
Em comemoração ao aniversário de Montes Claros, no dia 3 de julho, na parte da manhã, a Esquadrilha da Fumaça fará uma apresentação especial no Parque de Exposições. Esta iniciativa da Sociedade Rural tem o intuito de presentear a cidade no dia em que celebra 167 anos de emancipação política. Este evento marca a primeira vez que uma cidade do Norte de Minas assistirá a uma demonstração com a aeronave A-29 Super Tucano, substituta do antigo T-27, utilizado há 21 anos na última performance em Montes Claros em 2003.
“Essa apresentação é um presente que a Sociedade Rural está oferecendo à população de Montes Claros, em seu aniversário de 80 anos. Todo o evento conta com uma estrutura cuidadosamente planejada, incluindo um plano de emergência, coordenação com o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, MCTrans, além de uma equipe dedicada à manutenção e um plano de emergência montado para garantir uma apresentação perfeita, tanto para as equipes quanto para o público. A Sociedade Rural está coordenando todos esses esforços para garantir também a segurança do público e dos envolvidos”, explicou Leonardo Lima de Vasconcelos, Diretor de Relações Institucionais da Sociedade Rural.
A Esquadrilha da Fumaça, conhecida oficialmente como Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), tem a missão de difundir a imagem institucional da Força Aérea Brasileira (FAB) por meio de suas acrobacias aéreas. Sediada na Academia da Força Aérea (AFA) em Pirassununga, São Paulo, a equipe é composta por sete pilotos que realizam aproximadamente 50 manobras durante as demonstrações, que duram cerca de 35 minutos.
O A-29 Super Tucano, fabricado pela Embraer, é uma aeronave monomotor turboélice com capacidade para um ou dois tripulantes, alcançando uma velocidade máxima de 590 km/h e uma autonomia de voo de até 3 horas e 20 minutos. Desde 2015, a Esquadrilha utiliza essa aeronave, destacando-se pela sua modernidade e pela pintura vibrante nas cores da bandeira do Brasil.
Com mais de 4000 demonstrações realizadas no Brasil e em 21 países, a Esquadrilha da Fumaça representa para milhares de pessoas a oportunidade de estabelecer contato, de maneira emocionante e inesquecível, com a Força Aérea Brasileira. O sistema de escrita com fumaça foi um projeto criado por técnicos da EDA para ser utilizado, inicialmente, na aeronave que antecedeu as atuais, os T-27 Tucano. Com base nessa ideia a Embraer, juntamente com os mantenedores do Esquadrão, desenvolveu um novo sistema de programação de escrita especialmente para os atuais A-29 Super Tucano chamado “PROESA” – Programador de Escrita Aérea -, no qual, ainda em solo, produz coordenadamente a escrita no céu.
“A apresentação em Montes Claros será um espetáculo de precisão e técnica, além de representar uma oportunidade única para a população celebrar o aniversário da cidade com um evento memorável e cheio de patriotismo”, destacou o diretor.”