Estudante montes-clarense conquista feito inédito e representará o Brasil na Olimpíada Ibero-Americana de Biologia
Mais uma conquista inédita na educação de Montes Claros. O estudante Marcos Paulo Gonçalves, 16 anos, aluno do Colégio Prisma, representará o Brasil na Olimpíada Ibero-Americana de Biologia (OIAB), em Cuba, que ocorrerá em setembro. Ele é o único estudante do segundo ano do Ensino Médio e único do Norte de Minas Gerais a ser selecionado para a etapa internacional que ocorrerá em setembro, em Cuba.
Para conquistar a vaga na OIAB, Marcos precisou garantir a medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB). A OBB é um projeto voltado para estudantes de Ensino Médio, organizado pelo Instituto Butantan e apoiado pela ESIB, com o intuito de promover e disseminar o conhecimento nas áreas da Biologia.
Competindo com mais de 152.650 estudantes de 2.623 escolas inscritos na OBB, Marcos ficou dentre os 16 estudantes classificados para a seletiva internacional, que ocorreu no mês de maio, no Instituto Butantan. Desses, apenas quatro estudantes foram selecionados para a OIAB, dentre eles, Marcos Paulo, o único estudante do segundo ano do Ensino Médio.
“Sou muito grato, primeiramente, a Deus e a minha família por terem sempre me apoiado nesta longa caminhada. Além disso, a todos os professores que me ajudaram a chegar lá, desde o início da minha formação acadêmica, em especial, as professoras Lilian Amaro, Valéria Mafra e Vitória Louise, que me estimularam na biologia e me ensinaram a nunca desistir dos meus sonhos. No Butantan, foi uma honra estar ao lado de alunos tão brilhantes de diversos estados brasileiros, além de ter conhecido a equipe de pesquisadores/doutores responsáveis pela capacitação para a internacional. Fui muito bem acolhido e tive aulas maravilhosas, práticas e teóricas. Agora, estou me preparando para a OIAB e espero conquistar uma medalha de ouro para o Brasil”, comemora Marcos Paulo.
Participaram da seletiva oito escolas/redes: Colégio Prisma (Montes Claros/ MG), Colégio Santo Antônio (Belo Horizonte/ MG), Coluni (UFV-Viçosa/ MG), Bernoulli (Salvador/BA e Belo Horizonte/MG), Centro de Excelência Master (Aracaju), Cotec (Campinas/ SP), Etapa (Valinhos/SP) e Objetivo (Ribeirão Preto/SP).
“Conquistar a medalha de ouro na OBB e participar da seletiva no Butantan, ao lado de renomados cientistas brasileiros, já foi por si só um privilégio para Marcos e uma experiência inesquecível para um estudante tão jovem como ele. Ficamos em êxtase ao saber que ele irá agora representar a equipe brasileira na etapa internacional. Com esta conquista inédita, o Colégio Prisma se posiciona entre as principais instituições de ensino do país na formação de talentos em Biologia. Ao classificar Marcos para a Olimpíada Ibero-Americana, a escola se junta a renomados colégios como Bernoulli, Etapa, Objetivo e Santo Antônio, que também tiveram alunos selecionados. Portanto, essa é uma vitória também nossa, educadores que fizeram e fazem parte da trajetória de Marcos”, ressalta Valéria Mafra, professora e coordenadora do Projeto Olímpico Sapiens. (Ascom Ana Maria Barbosa)