“Expomontes é um evento seguro”
Os números apontam que a Expomontes é um evento seguro: em 2018, foram 61 ocorrências no Parque de Exposições João Alencar Athayde; 47, em 2019; e 2022, foram 28. Os números foram apresentados na quarta-feira (26), durante a primeira reunião do Comitê de Segurança Pública para a 49ª Exposição Agropecuária de Montes Claros, que contou as participações das Polícias Militar, Civil e Federal, o Corpo de Bombeiros, a Prefeitura de Montes Claros, MCTRANS, Conselho Tutelar e a Sociedade Rural.
A PM analisou as edições anteriores, propondo soluções e dividindo tarefas para desenvolver um planejamento mais eficiente. Todos os órgãos envolvidos também apresentam demandas e soluções. Os maiores registros são furtos e extravio de objetos pessoais. “Conclamamos a população para ficar mais atenta com os objetos pessoais”, falou o Capitão Lessa, da seção de Planejamento da 11ª RPM.
A PM também apresentou aspectos a serem observados, como controle de acesso ao Parque; manutenção do plano de segurança; aprimoramento do centro de comando unificado das corporações, para que, caso haja algum evento adverso, a tomada de decisão seja unificada; manutenção do planejamento de 2022 e realização de ajustes, sempre avaliando as estratégias adotadas, visando melhorar o serviço prestado.
O delegado regional, Herivelton Ruas, informou que a Delegacia Móvel estará presente no evento e que ações de combate à violência contra a mulher serão reforçadas.
São dez dias de evento, que o Parque recebe cerca de 350 mil pessoas, movimenta R$ 400 milhões, realiza cerca de dez leilões, julgamento de animais, palestras e 90 expositores, dentre outros.