Exposição sobre a história da cerveja no Museu Regional do Norte de Minas
Você sabe onde surgiu a cerveja? E como ela é fabricada? As respostas para estas perguntas e outras informações sobre a história da bebida mais consumida pelos brasileiros serão apresentadas em uma exposição inédita que acontecerá no Museu Regional do Norte de Minas (MRNM Unimontes), vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). A entrada é gratuita.
A exposição “Da Mesopotâmia ao Sertão: Uma Breve História da Cerveja” será aberta neste sábado (06/01) e prosseguirá até o dia 27 de janeiro. Durante a mostra, por meio de painéis, imagens e vídeos, serão apresentados ao público a história da cerveja desde o surgimento da bebida, na antiga Mesopotâmia, até os dias atuais.
Os visitantes também vão conhecer as etapas da produção da cerveja artesanal e terão contato direto com os ingredientes usados no processo, podendo sentir a textura e o aroma dos produtos, além de outras curiosidades da cultura cervejeira.
“O principal objetivo da Exposição é apresentar ao público a história da cultura cervejeira no mundo, passando pelo Brasil, Minas Gerais e chegando a Montes Claros. Assim, será possível perceber como a história da cerveja dialoga com o desenvolvimento da humanidade até o seu processo civilizatório, mediando sociabilidades e afetos”, afirma o diretor do Museu Regional, Georgino Jorge Souza Neto.
Com a curadoria do Museu Regional, a exposição inédita tem a parceria da Associação dos Cervejeiros Artesanais de Minas Gerais – Regional Norte/Acerva Norte Mineira – e a organização das Cervejarias Mut, Empírica e Casa Nobre. “A exposição será importante para aumentar o conhecimento da população de nossa região sobre a cultura cervejeira demonstrando sua história, estilos e sua forma de produção”, afirma Alexandre Moura, novo presidente da Acerva Norte Mineira, que será empossado neste sábado.
Apresentação da “brassagem”, primeira etapa da produção cervejeira
Neste sábado, a partir das 8 horas, no Museu Regional, será apresentada a “brasagem”, primeira etapa do processo da produção da cerveja artesanal.
Às 10 horas, será proferida a palestra “Cerveja: a magia a partir de quatro ingredientes (água, malte, lúpulo e levedura). O palestrante será o mestre cervejeiro e empresário do setor Éder Queiroz Araújo, da Cervejaria Empírica.
Éder Queiroz destaca que o público vai conhecer quais sãos os principais ingredientes para fazer uma cerveja, como eles influenciam no sabor, cor, aroma nos estilos da cerveja. Também vão receber informações sobre estilos do processo e “como cada um dos ingredientes é responsável por determinado perfil sensorial da cerveja artesanal”.
Após a posse da nova diretoria da Acerva Norte Mineira, às 11 horas, haverá a abertura oficial da exposição “Da Mesopotâmia ao Sertão: Uma Breve História da Cerveja”