Exposição sobre Konstantin Christoff na abertura do Museu Regional da Unimontes

 Exposição sobre Konstantin Christoff na abertura do Museu Regional da Unimontes

Neste ano é comemorado o centenário de nascimento do artista plástico Konstantin Christoff. Marcando a comemoração, o Museu Regional do Norte de Minas (MRN), vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), promove a exposição “Tudo Konsta”, que reúne biografia, fotos, objetos, pinturas, textos, e reproduções de obras e outros elementos referentes ao artista, que faleceu em março de 2011, aos 87 anos.

Konstantin Cristoff nasceu na Bulgária e foi radicado em Montes Claros, para onde mudou-se com a família, em 1933, aos 10 anos de idade.

A abertura oficial da exposição “Tudo Konsta” aconteceu na segunda-feira (05/06), à noite, com as presenças do reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago; do vice-reitor, professor Dalton Caldeira Rocha. Participaram pró-reitores e outros integrantes da gestão superior da universidade, professores, servidores técnico-administrativos, acadêmicos, artistas e outros convidados.

A mostra prosseguirá no Museu Regional (rua Coronel Celestino, 75, Centro) até o dia 30 de junho, podendo ser visitada gratuitamente. A realização é do MRN/Unimontes, juntamente com o Laboratório Universitário de Pesquisa e Produção em Arte (CNPQ/Unimontes/LUPPA) e parceiros.

Durante a abertura oficial do evento, o professor Wagner de Paulo Santiago cumprimentou os responsáveis pela exposição pelo resgate e valorização da obra de Konstantin Cristoff, celebrando o centenário de nascimento do artista. Ele destacou que o Museu Regional cumpre a sua missão de aproximar a Universidade da comunidade ao seu redor.

“Queremos que este pulsar diferencial do museu seja levado a todos os cantos da Universidade”, afirmou o reitor. Ele anunciou que a Unimontes iniciou um projeto de maior aproximação com os estabelecimentos do ensino médio e fundamental. E dentro desse propósito, pretende incentivar a visitas de alunos de escolas públicas ao Museu Regional, a fim de que eles possam conhecer melhor a história e a cultura da região.

Na mesma linha, o vice-reitor Dalton Caldeira Rocha ressaltou a importância de Konstantin Christoff, lembrando que ele também atuou como médico cirurgião em Montes Claros. Ele destacou a relevância do Museu Regional como um “espaço que proporciona às pessoas conhecer a história”.

Ao fazer o uso da palavra, o pró-reitor de Extensão, professor Rogério Othon Teixeira Alves, salientou que a proposta do museu é “mostrar a universidade como um espaço público”. Por sua vez, o coordenador do Museu Regional do Norte de Minas, professor Georgino Jorge de Souza Neto, enalteceu os objetivos da exposição comemorativa do centenário de Konstantin Christoff, “um artista múltiplo”.

PESQUISAS CIENTÍTICAS
A curadora da Exposição “Tudo Konsta”, a professora Elvira Curty do Departamento de Artes da Unimontes, fez uma apresentação dos elementos relacionados à vida e a vasta produção artística de Konstantin Christoff. A mostra conta com reproduções das obras e grandes séries de pinturas do artista: “Auto-retratos”, “Via-Sacra” e “Viagem à América”, além de fotografias, esculturas, charges e detalhes do seu ateliê. Podem ser conferidos folders e convites às diversas exposições individuais e coletivas das quais o renomado artista plástico participou, incluindo mostras no Museu de Arte Moderna (MAM), no Rio de Janeiro; e na Galeria “Art Gallery”, em Nova York.

Outro destaque da exposição é um espaço que reúne telas de artistas regionais, com homenagem a Konstantin Christoff na comemoração do seu centenário. Eles elaboraram as novas pinturas, fazendo intervenções na imagem original da obra “mulher de cabelos azuis”, de autoria do homenageado.

A professora Elvira Curty destacou que a montagem da exposição resulta de pesquisas científicas sobre a arte de Konstantin Christoff. Ela pesquisou o trabalho e o legado do renomado artista plástico ao concluir os cursos de mestrado em Ciência da Arte, na Universidade Federal Fluminense (UFF) e o doutorado em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A professora Elvira Curty realizou o estudo “As imagens estéticas do Grotesco na arte de Konstantin Christoff, que aborda a série pictórica “Auto-retratos”. “Nos Auto-retratos do artista encontramos: o cômico em situações trágicas; figuras repugnantes; deformadas; bizarras ou rejeitadas; a caricatura e a ironia como forma de expressão; mostrando-nos uma faceta da estética do grotesco”, explica a professora do curso de Artes da Unimontes.

Também curadora da exposição “Nada Konsta”, a professora Heloisa Veloso Dumont, do Departamento de Artes da Unimontes, realizou a pesquisa “Entre e cegos e perdidos: hibridismos e apropriações na via-sacra de Konstantin Christoff” ao concluir o mestrado em Arte e Cultura Visual na Faculdade de Artes Visuais (FAV) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Heloisa Dumont também foi uma das artistas plásticas que participaram da homenagem a Konstantin, produzindo pintura com intervenção na imagem original da obra “mulher de cabelos azuis”,

A exposição comemorativa do centenário do artista plástico nascido na Bulgária e radicado em Montes Claros contou ainda com a curadoria da professora Juçara de Souza Nassau (também do Departamento de Artes da Unimontes). Ela elaborou a tese “Seres Fantás(má)ticos; a fotografia médica de Konstantin Christoff” ao concluir o doutorado em Arte e Cultura Visual na Faculdade de Artes Visuais (FAV) da Universidade Federal de Goiás.

Biografia
Konstantin Christoff nasceu na Bulgária, em 1923. Ainda menino, aos 9 anos, migrou para o Brasil e fixou residência em Montes Claros, juntamente com pai, mãe e do irmão Rayu. Ainda adolescente, interessou-se pelo desenho de humor e pelas histórias em quadrinhos. Na década de 40, mudou-se para Belo Horizonte onde cursou Medicina, na Universidade de Minas Gerais (atual UFMG).

Posts relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *