Fortalecimento dos consórcios é defendido pela secretária da Sedese
“O desenvolvimento regional eu só acredito com o fortalecimento dos consórcios.” A afirmação foi feita pela secretária de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais – Sedese/MG, Elizabeth Jucá, no Encontro Regional de Gestores, realizado nesta sexta-feira (16), pela sua regional em parceria com o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene – CIMAMS, em Montes Claros.
Jucá anunciou que a Sedese está elaborando um projeto para os próximos 10 anos, na área de assistência social, mas antes quer ouvir os gestores sobre quais os pontos que precisam de mais investimentos para construção de uma política pública que atenda a todos os municípios. No segundo semestre deste ano, garantiu que retornará à região para ouvir os gestores e técnicos municipais de desenvolvimento social para construção deste plano.
O presidente do CIMAMS e prefeito de Patis, Valmir Morais de Sá, comemorou a intenção do Governo do Estado, através da Sedese, em investir na assistência social. “Precisamos mudar os IDHs, por isso, precisamos de um atendimento diferenciado do governo, apoiando os nossos municípios com projetos e recursos. O CIMAMS sempre será parceira, ajudando os nossos municípios e incentivando na elaboração dos projetos que identifiquem às suas carências. Não conseguimos trabalhar sem recursos, mas para isso temos que estar munidos de informações e projetos eficientes.”
O reitor da Unimontes, Wagner de Paulo Santiago, colocou a universidade à disposição da Sedese para ajudar na elaboração de projetos de assistência social, como forma de melhorar os IDHs dos municípios da região.
O deputado Oscar Teixeira destacou a aproximação da Sedese com os municípios, ouvindo-os em suas reivindicações. “O Norte de Minas não é pobre, nós precisamos é de investimentos e oportunidades para crescer.”
Também presente na abertura do encontro, o deputado Gil Pereira acompanhou o colega de parlamento e enfatizou que a região é rica, prova disso é o investimento na energia solar fotovoltaica que vai gerar centenas de empregos e renda.
O vice-prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães, salientou que área de assistência social é importante, pois envolve todas as outras secretarias. “Montes Claros só cresce se os municípios ao seu entorno desenvolverem. Por isso, precisamos do desenvolvimento sustentável em cada município da região. O Estado tem que estar mais presente com recursos e projetos para ajudar na construção de políticas sociais mais efetivas.”