Governo de Minas concede Medalha dos Gerais
O Governo de Minas entregou na sexta-feira (8/12), Dia das Gerais, as medalhas Matias Cardoso e Maria da Cruz a personalidades que contribuem para o desenvolvimento cultural, econômico e social do Norte do estado.
Romeu Zema e o secretário de Estado de Governo, Gustavo Valadares, exercendo a função de presidente do Conselho Permanente da Medalha, assinaram os diplomas entregues aos agraciados.
“Estou muito feliz de estar aqui no Norte de Minas para a entrega da Medalha dos Gerais e a celebração do esforço desbravador de Matias Cardoso e do cuidado e atenção de Maria da Cruz com as pessoas”, disse o governador.
Zema ainda lembrou a força do Norte de Minas, destacando, especialmente, a energia solar, e salientou a prioridade que o Governo de Minas tem com os municípios do interior do estado.
“Tratar Minas conforme as prioridades e particularidades de cada região, sem preferências e privilégios, foi a missão que dei para minha equipe assim que cheguei ao governo. Determinei que todos tivessem um olhar para as potencialidades de cada região para que as oportunidades sejam criadas para todos os mineiros”, reforçou Zema.
“O sol sempre esteve por aqui, iluminando a vida no sertão. Agora, além de iluminar, ele é transformado em energia. Neste ano, foi inaugurado o Complexo Solar de Janaúba, que possui a maior usina de produção de energia solar em operação do Brasil e uma das maiores da América Latina. As obras do empreendimento geraram cerca de 11 mil empregos diretos e indiretos, sendo cerca de 70% da mão de obra contratada de moradores locais. Somos, hoje, o estado líder no Brasil em energia solar graças ao Norte de Minas”, completou.
Reconhecimento
A honraria é reconhecimento do Poder Público estadual para pessoa física ou jurídica desde 2011, com a criação da medalha e do evento que transfere a capital de Minas para a cidade norte-mineira de Matias Cardoso.
“É uma alegria poder estar de volta, depois de quatro anos sem o Dia das Gerais. Voltamos de uma maneira muito especial. Estamos recebendo nosso governador Romeu Zema, isso é motivo de muito orgulho. A última vez que recebemos um governador, Minas Gerais se encontrava em um momento de caos. Com salários atrasados, parcelamentos de salários e, hoje, o governador vem aqui prestando esse excelente trabalho frente ao Estado”, disse o prefeito de Matias Cardoso, Maurélio Santos.
Histórico
Criada em 2011 pelo Decreto 45.649, a Medalha dos Gerais – Matias Cardoso e Maria da Cruz, configura reconhecimento do Poder Público estadual a vinte pessoas, sendo dez mulheres e dez homens.
Seis dos escolhidos são indicados pelo governador do Estado e 14 indicações de cada um dos integrantes do Conselho Permanente da Medalha dos Gerais.
Já a “Medalha dos Gerais – Grande Colar”, criada em 2017, destina-se exclusivamente a autoridades com cargos oficiais na União, estados, Distrito Federal e municípios.
A única entrega foi em 2017, para o prefeito de Betim à época, Vittorio Medioli.
Confira a relação dos agraciados neste ano
Grande Colar
Jarbas Soares Júnior, procurador-geral de Justiça do Estado de Minas Gerais
Matias Cardoso
Arlen de Paulo Santiago Filho – deputado estadual
Gilberto Wagner Martins Pereira Antunes – deputado estadual
Oscar Lisandro Teixeira – deputado estadual
Ricardo Augusto da Costa Campos – deputado estadual
Paulo Duarte Pereira – desembargador e presidente emérito do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais
Denerval Germano da Cruz – prefeito de Taiobeiras
Humberto Guimarães Souto – prefeito de Montes Claros
Célio Aparecido Fagundes – secretário municipal de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Pedras de Maria da Cruz
Ronaldo Soares Mota Dias – secretário executivo da Amams
Paulo de F. Ribeiro – sociólogo, in-memoriam
Maria da Cruz
Neli Pereira Aquino – deputada federal
Luísa Cardoso Barreto – secretária de Estado de Planejamento e Gestão
Elizabeth Jucá e Mello Jacometti – secretária de Estado de Desenvolvimento Social
Marilene Alves de Souza – deputada estadual e primeira vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais
Maria Beatriz Fonseca da Costa Biasutti Silva – juíza de Direito
Maria Cristina Santos Almeida – promotora de Justiça
Gislaine Lopes Pinheiro – presidente da Associação Comercial de Montes Claros
Marlene de Lourdes Vieira Lima – analista universitário e administrador da Unimontes
Mariene Pereira Freitas Lopo – professora efetiva da Rede Estadual de Ensino
Selma Evangelista Pereira Souza – artesã e agricultora familiar