Governo reconhece situação de emergência em 94 cidades da Amams
A Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams) solicitou ao governo estadual medidas urgentes de socorro ao Norte de Minas, por causa da longa estiagem. O presidente da Amams e prefeito de Padre Carvalho, José Nilson Bispo de Sá, “Nilsinho”, o secretário executivo, Ronaldo Soares Mota Dias e o coordenador de Defesa Civil da Amams, Sérgio Nassau, se reuniram na manhã desta segunda-feira (27) com o coordenador regional de Defesa Civil, subtenente Clenildo Freitas Menezes, quando mostrou que a situação da seca está crítica, sendo necessário garantir alimentos e água para as famílias em vulnerabilidade social. Nesta terça-feira (28) o presidente Nilsinho se reunirá com o governador Romeu Zema e reforçará o pedido.
Na sexta-feira passada (24) o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional reconheceu o decreto de emergência em 94 municípios mineiros, afetados pela seca, sendo 70 deles do Norte de Minas. No início de novembro, o governo de Minas decretou a situação de emergência por causa da seca. Com o reconhecimento federal, os municípios podem requerer ajuda federal, assim como os produtores rurais podem requerer a prorrogação das dívidas rurais.
O presidente da Amams, José Nilson Bispo de Sá explica que a demora em iniciar o período chuvoso tem provocado o caos, pois até mesmo os poços artesianos que foram perfurados estão secando. Na pecuária, a produção de leite caiu demais, inviabilizando esta que é uma das fontes de receitas do homem do campo. O subtenente Crenildo lembrou que a CEDC-MG- está na expectativa de captar emendas parlamentares para socorrer as vítimas da seca. O programa de distribuição de água está em vigor.(Ascom/Amams)