Gustavo Valadares substituirá Igor Eto
Está tudo acertado para o deputado Gustavo Valadares (PMN), líder de Governo, ser o próximo secretário de Governo da administração de Romeu Zema (Novo). Após receber o convite por telefone, ele foi ao encontro do governador na noite desta quarta-feira (28) para aceitar o cargo e substituir Igor Eto, exonerado na terça-feira.
Após o encontro com Zema, Valadares já retornou à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) onde estão em andamento votação de projetos importantes para o governo Zema. O agora secretário de Governo não quis dar declarações à imprensa e brincou que a nomeação ainda não foi publicada no Diário Oficial de Minas Gerais. “Ainda sou líder de Governo”, disse, em tom bem-humorado.
Convite
Zema ligou pessoalmente para Valadares para convidá-lo ao cargo. Mesmo operado de apendicite, ele foi à ALMG no início da noite para informar que recebeu o convite e consultar a base se deveria aceitar ou não. Na reunião, Valadares foi aplaudido diversas vezes pelos correligionários. O deputado também consultou a oposição, que não colocou nenhum empecilho para ele aceitar o cargo.
A consulta aos blocos é importante pois a principal tarefa do secretário de Governo é conseguir aprovar os projetos na ALMG. Em seu sexto mandato, Valadares chegou ao Legislativo em 2003 e tem bom trânsito em todos os grupos parlamentares. A escolha dele foi bem recebida inclusive na oposição.
Zema pretendia esperar até o início do recesso parlamentar no dia 18 de julho para escolher o secretário de Governo. O vice-presidente da Codemge Gustavo Milano, e o secretário de Casa Civil, Marcelo Aro, foram sondados.