HERANÇA POLÍTICA: Filho do ex-presidente da Amams e sobrinho de prefeitos, é candidato em São João da Lagoa
A família Mota Dias quer projetar mais um membro na gestão pública. O mais novo a ingressar no cenário político é o advogado e ex-secretário executivo da Amams, Ronaldo Soares Mota Dias (PL), o Ronaldinho, que vai disputar a primeira eleição à prefeitura de São João da Lagoa, atualmente comandada pelo seu tio Carlim Dias.
No dia 4/06/2024, ele deixou a secretaria-executiva da Amams para se candidatar ao cargo de prefeito.
Oriundo de uma família de prefeitos, onde o seu pai, Ronaldinho, foi presidente da Amams e prefeito das cidades de Coração de Jesus e de São João da Lagoa, Ronaldo Mota Dias, ainda tem mais dois tios que são prefeitos, o de Coração de Jesus, Robinho Dias, e o de São João da Lagoa, Carlim Dias,
O legado dos Mota Dias passado de pai para filho e de tios para sobrinho será testado pela primeira vez na eleição municipal deste ano, em São João da Lagoa.
O pai de Ronadinho, também conhecido por Ronaldinho, além de presidir a Amams por dois mandatos consecutivos, conseguiu o mesmo feito para comandar São João da Lagoa. Outro feito histórico protagonizado por Ronaldinho foi a sua migração para o município de Coração de Jesus, onde conseguiu ser eleito.
Repetir as proezas do pai e dos tios é uma das metas do jovem advogado Ronadinho.
A composição da chapa de Ronaldinho conta como vice-prefeito Lorivaldo Ferreira Costa, o Lorão (PL). A sua coligação conta com três partidos, PL, Podemos e União Brasil.
A oposição em São João da Lagoa, que vai disputar a prefeitura contra a chapa de Ronaldinho e Lorão, é formada por Adson Leite Gonçalves, o Adson da Farmácia (MDB) e o vice-prefeito Jeidson Caldeira (MDB). Tem como partidos coligados MDB / Federação PSDB/Cidadania e Federação Brasil da Esperança – FE Brasil – PT, PC do B d PV.