Leilão do Projeto Jequitaí ocorre hoje na Bolsa de Valores
Depois de mais de duas décadas no papel, a Barragem de Jequitaí pode virar realidade. Sem recursos para executar a obra, o governo federal decidiu conceder o projeto para iniciativa privada. O leilão está marcado para esta sexta-feira (1), às 14h, na Bolsa de Valores de São Paulo. O investimento da iniciativa privada será de R$ 1,5 bilhão de reais.
A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) realiza o leilão do Projeto Hidroagrícola Jequitaí, que fica no Norte de Minas.
Estima-se que o empreendimento gere cerca de 100 mil empregos diretos e indiretos e produza 350 mil toneladas de alimentos. Ele também possibilitará a reserva de água para abastecimento de até 19 municípios, além de viabilizar uma área de 23,7 mil hectares para irrigação. A expectativa é que os investimentos sejam da ordem de R$ 1,5 bilhão na região.
Aguardado há várias décadas, o projeto, que tem como objetivo resolver o problema da falta de água na região, consiste na implantação de barragem de usos múltiplos no rio Jequitaí. A concessão do Projeto Jequitaí está sendo realizada pela Codevasf, em parceria com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e com a Secretaria Especial para o Programa de Parcerias de Investimentos da Casa Civil. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, irá ao leilão.