Mercado Municipal se prepara para um novo tempo
A Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo e em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/MG), realizou na tarde de quarta-feira (17), uma reunião com os comerciantes e gestores do Mercado Central Christo Raeff. A reunião contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Prefeitura, Edilson Torquato, e do chefe de Gabinete do prefeito, José Gonzaga.
Quem coordenou a reunião foi o superintendente do Mercado Central de Belo Horizonte, Luiz Carlos Braga. O objetivo foi orientar os comerciantes sobre a fundamental importância de se criar uma associação para que os comerciantes e permissionários se organizem para administrar o espaço: “eu pontuei para todos eles que não é dever do Município cuidar do Mercado, já que seu dever é cuidar de saúde, educação, segurança, e eventualmente até do transporte público. E demonstrei aqui hoje nosso case de sucesso, que é o Mercado Central de Belo Horizonte, hoje administrado por uma associação de comerciantes, em um modelo de gestão que a gente tem levado para todo o país. A Prefeitura de Montes Claros está fazendo um investimento aqui de cerca de R$ 4 milhões, mas esse grande investimento estará sucateado em alguns anos, se não houver cuidado”.
Mateus Santos, analista do SEBRAE Montes Claros, enfatizou que “o nosso papel é dar apoio aos comerciantes no processo de desenvolvimento do Mercado. Apoiar no desenvolvimento técnico e na estruturação técnica da gestão de cada um dos empreendimentos, e também dar o apoio na constituição de uma possível associação para o desenvolvimento do Mercado”.
Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Prefeitura, Edilson Torquato explicou que essa foi “a primeira reunião com os permissionários do Mercado visando a colaboração deles com a administração do espaço. Como determinou o prefeito Humberto Souto, vamos fazer do Mercado um lugar cada dia melhor, valorizando esse espaço que é a cara de Montes Claros e o maior chamamento turístico que nós temos na cidade”.
Eva Rosane Aguiar, comerciante no Mercado há mais de 30 anos, observou que “a reunião foi de fundamental importância para que a gente crie essa associação e faça o Mercado acontecer. Com essa associação existe a possibilidade de fazer grandes reformas e trazer grande benefícios para esse local, que é um dos maiores pontos turísticos de Montes Claros. Então nós precisamos fazer com que o turista, e até mesmo nossa população, se sinta à vontade, sinta a alegria de estar aqui. Queremos um Mercado mais bonito, mais tranquilo, mais seguro, para que as famílias possam vir e se sentir felizes e acolhidas”. (ASCOM/PMMOC – Rubens Santana)