Moradores de três bairros assustados com a amaça de eletrocussão
Domingo (14) foi marcado por três ocorrências envolvendo perigo de eletrocussão em bairros distintos do município. Durante o plantão operacional a guarnição de salvamento do PEMAD/7º BBM foi acionada para atendimento, sendo que o primeiro se deu por volta das 18h51, no bairro Morada do Sol, onde a guarnição foi informada pela solicitante que o cabo que conduz energia para o padrão de sua residência apresentou um princípio de incêndio sem causa definida. Na oportunidade a CEMIG foi acionada via telefone 116, ficando acertado que uma equipe compareceria no local para retificação da rede. Desta forma a solicitante foi orientada a permanecer com o padrão de energia desligado até que a empresa realizasse a manutenção necessária. Foi orientada ainda quanto aos cuidados a serem observados caso se utilizasse de velas para iluminar o ambiente.
O segundo empenho se deu por volta das 19h20, no bairro Todos os Santos, onde um transformador encontrava-se apresentando um princípio de incêndio. Ressalta-se que quando a guarnição chegou no local uma equipe prestadora de serviço para CEMIG já se encontrava, dispensando o atendimento.
O terceiro acionamento se deu por volta das 22h33, no bairro Jaraguá I, onde a guarnição deparou com os cabos da rede de baixa tensão de energia 7.8W rompidos e caídos ao solo, colocando em risco a integridade física dos condutores de veículos, bem como os pedestres que por ali passassem. Durante a ação BM foi verificado que o telhado de zinco do galpão vizinho havia sido destruído pelas rajadas intensas de vento que atingiram a região e lançado sobre a rede elétrica, ficando parcialmente escorado sobre o poste de iluminação pública. Com a queda do telhado parte do muro do imóvel também veio ao solo, sendo que a região ficou sem energia durante a ação da CEMIG.
Ressalta-se que quando a guarnição BM chegou no local duas equipes da Polícia Militar já controlavam o trânsito e duas equipes prestadoras de serviço para a CEMIG já avaliavam o cenário e faziam vistoria no perímetro.
Diante do exposto a guarnição avaliou as condições do imóvel danificado, identificando o risco de desabamento de outra parte do muro atingido, contudo, será necessário retorno ao local para uma avaliação mais minuciosa de toda a estrutura e eliminação definitiva do risco encontrado, uma vez que nesta oportunidade a presença dos cabos de energia caídos ao solo, bem como a instabilidade do telhado escorado no poste de iluminação pública comprometeram a vistoria.
Ressalta-se ainda que em virtude do acionamento da guarnição para atendimento de ocorrências envolvendo uma árvore caída sobre residência e outras duas interditando a pista de rolamento, a guarnição realizou o isolamento da zona quente com fita zebrada e partiu para atendimento das demandas, uma vez que a empresa prestadora de serviço da CEMIG já tinha conhecimento dos fatos e já tentava sanar os danos ali existentes. (Ascom/7° BBM)