Mulheres debatem os desafios na prática de esportes
Você, homem, já foi vítima de assédio enquanto praticava alguma atividade física em um espaço público? Recebeu elogios não requisitados, e não desejados, de um desconhecido pela sua forma física? Já foi seguido por alguém na rua quando estava sozinho e ficou inseguro? Com certeza o percentual de homens que passaram por esse tipo de situação é bem menor do que o percentual de mulheres. Assim, muitas mulheres não podem usufruir dos benefícios da atividade física por esses motivos.
Desta forma, em alusão à passagem do Dia Internacional da Mulher, será realizada um evento, na próxima sexta-feira, 8, entre 15 e 16 horas, na sede da Secretaria Municipal de Esportes e Juventude. Com o tema “Os Desafios das Mulheres Diante das Inseguranças nos Esportes de Rua”, haverá uma roda de conversa com mulheres que contarão suas experiências de prática esportiva.
Profissionais de diversas áreas e que praticam variados esportes participarão do evento. Uma delas é a advogada Regianne Casseb, que pratica corrida de rua há 18 anos e musculação, há 31. Regianne acredita que é “importante abrir espaço para falarmos sobre as diversas dificuldades que nós, mulheres, enfrentamos para praticarmos o esporte que elegemos”.
A secretária de Esportes e Juventude, Juliana Peixoto, conta que a iniciativa pretende “dialogar sobre o tema, ouvindo os relatos das atletas e, por meio destas experiências, fazer com que o assunto se torne cada vez mais frequente em ambientes diversos, para uma conscientização permanente e transformadora.”