PONTE SOBRE O RIO SÃO FRANCISCO: Deputado Arlen Santiago comemora a publicação do edital para retomada da obra
O deputado estadual Arlen santiago (Avante) comemora a publicação do Governo de Minas do edital para retomada da obra da ponte sobre o rio São Francisco. A estrutura terá mais de um quilômetro de extensão e vai acabar com transtorno da travessia por balsas e barcos na MG-402, no Norte do estado.
A publicação aconteceu nesta sexta-feira (30/8), por meio do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), o edital da nova licitação para a continuidade da construção da ponte sobre o rio São Francisco na MG-402, obra aguardada há mais de 70 anos pela população do Norte de Minas.
O anúncio aconteceu após uma série de audiências, incluindo uma visita técnica realizada pelo deputado estadual Arlen Santiago, presidente da Comissão de Saúde, no início de julho de 2024. Durante a visita, fruto do requerimento nº 9.295/2024 de autoria do parlamentar, diversas autoridades se reuniram no auditório da Unimontes – Campus São Francisco, para discutir as dificuldades enfrentadas pela população devido à falta de uma ponte, com destaque para os problemas relacionados ao transporte de pacientes.
Entre os presentes estavam o secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno, e o diretor-geral do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem (DER), Rodrigo Tavares.
O deputado Arlen Santiago destacou, durante a visita ocorrida em julho, que a atual dependência de uma balsa para a travessia do rio tem gerado sérios prejuízos, especialmente à saúde dos moradores que necessitam de atendimento médico urgente. Com capacidade limitada, a balsa frequentemente apresenta atrasos, agravando o quadro dos pacientes. Além disso, o parlamentar alertou sobre os períodos de seca e assoreamento do rio, que tornam a operação da balsa inviável, deixando a população sem uma alternativa de transporte segura.
A construção da ponte enfrenta desafios desde que uma empresa anteriormente contratada não cumpriu suas obrigações e teve o contrato desfeito pelo Governo do Estado. Contudo, Pedro Bruno comentou que a licitação estava prevista para o final do mês de agosto. Ele também assegurou que o governador Romeu Zema está comprometido com a conclusão da obra, agora com uma nova licitação já publicada, enquanto Rodrigo Tavares, do DER, confirmou que os recursos estão garantidos e que as obras devem começar até o final de novembro de 2024.
O deputado Arlen Santiago reafirmou seu compromisso em acompanhar o progresso da construção e ressaltou a importância da obra, não apenas para a infraestrutura local, mas também para garantir dignidade e acessibilidade à população. “Não podemos permitir mais atrasos. A saúde da população depende dessa ponte, e continuaremos vigilantes para que a obra seja concluída o quanto antes”, declarou o parlamentar.
A expectativa do parlamentar é a de que a licitação em andamento seja concluída em breve, marcando um avanço decisivo para a solução de um problema que afeta diretamente a mobilidade e a saúde dos moradores da região.
Sobre a licitação
Conforme a publicação no Diário Oficial de Minas Gerais, o Edital poderá ser retirado gratuitamente através de download no dia 02/09/24, através dos sites www.compras.mg.gov.br ou www.der.mg.gov.br. As empresas interessadas em realizar a obra devem encaminhar as propostas e documentação necessárias entre os dias 02/09/2024 a 09/10/2024, às 09h30min, horário em que se dará a abertura da sessão pública.