Presidente da ALMG recebe a medalha Santos Dumont

 Presidente da ALMG recebe a medalha Santos Dumont

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Tadeu Martins Leite (MDB), recebeu, nesta quinta-feira (20/7/23), a medalha Santos Dumont, destinada a celebrar o desenvolvimento da aviação no País. O evento comemorou os 150 anos de nascimento de Alberto Santos Dumont, criador do 14-Bis, aeronave mais pesada que o ar, com a qual ele alçou voo em Paris (França), em novembro de 1906.

A Fazenda Cabangu, localizada no município de Santos Dumont (Mata), recebe anualmente civis e militares para que sejam condecorados com a medalha, criada em 1956 pelo Governo do Estado, justamente para rememorar o primeiro voo com o 14-Bis. A fazenda, onde nasceu Santos Dumont, abriga um museu desde 1973. O acervo conta com réplicas de aviões, o motor original do primeiro balão, além de objetos pessoais como a escrivaninha e os óculos do inventor.

Neste ano, o presidente da ALMG recebeu a comenda no grau ouro e fez, em seguida, a entrega da honraria, no grau prata, aos deputados Betinho Pinto Coelho (PV), Bruno Engler (PL), Coronel Henrique (PL), Coronel Sandro (PL), Charles Santos (Republicanos), Professor Cleiton (PV) e Zé Guilherme (PP). Ao todo, 125 personalidades receberam a medalha, entre políticos, membros da Aeronáutica, professores, jornalistas, dentre outras.

O governador Romeu Zema e Tadeu Martins Leite fizeram as primeiras obliterações (marcações com carimbo) no selo comemorativo aos 150 anos de Santos Dumont. A edição especial de carimbo e selo faz alusão à trajetória do inventor, em especial, à sua infância em território mineiro e ao voo com a já referida aeronave, feito que marcou a história da humanidade.

Para o presidente da ALMG, receber a condecoração e entregá-la aos demais deputados representa o reconhecimento do trabalho que o Parlamento mineiro tem realizado em prol do Estado. Ele afirmou ainda que reverenciar a memória de um homem que inspirou o mundo é uma honra, “é um dia histórico para todos nós”, destacou.

Diálogo
Já o governador Romeu Zema agradeceu ao presidente da ALMG a relação de proximidade entre os Poderes Legislativo e Executivo e a contribuição dos parlamentares na busca do desenvolvimento econômico de Minas.

Ele fez também uma comparação do momento político do Estado com o percurso de Santos Dumont, que só decolou com o 14-Bis depois de ter colecionado alguns fracassos. Ressaltou que o amadurecimento político está consolidado e que as dificuldades de diálogo foram deixadas para trás.

O espírito inquieto, desbravador e engenhoso de Santos Dumont foi lembrado pelo Comandante da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), Daniel Cavalcanti de Mendonça, orador oficial da solenidade. Para ele, os atributos do inventor permanecem como valores a serem cultivados pela Força Aérea Brasileira.

Posts relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *