Presidente da ALMG recebe pautas dos ruralistas
A Sociedade Rural de Montes Claros apresentou ao Presidente da Assembleia, o Deputado Tadeu Martins Leite, as pautas elencadas como prioridades para que ele possa buscar junto aos órgãos competentes melhorias para o desenvolvimento da região.
O Presidente da entidade classista, José Henrique de Carvalho Veloso, informou que o Governador Romeu Zema sancionou recentemente a Lei 24273, que trata da redução ao consumo de água e estímulo a sua reservação.
“A nossa sugestão é de que sejam criados convênios com prefeituras para uma gestão compartilhada com o Estado e com o produtor rural. Assim definindo atribuições e criando mecanismos eficientes de gestão, toda a região pode ser beneficiada. Seria um projeto de grande impacto no aumento dos recursos hídricos regionais”, explicou José Henrique.
Não menos importante, mas necessários, estão os licenciamentos ambientais e outorgas de água. O Governo criou o Investminas. Entretanto, no setor agropecuário, muitos investidores estão com projetos parados, e encontram uma série de dificuldades para obter os licenciamentos ambientais.
“Um processo demorado e extremamente burocrático. Nossa sugestão é transformar esses licenciamentos em Atos Declaratórios a exemplo do CAR – Cadastro Ambiental Rural”.
Reivindicou e citou ainda a necessidade do asfalto da BR-365 ao Distrito de São João da Vereda.
“São 33 quilômetros que vão beneficiar mais de 30 distritos e povoados, escolas rurais, escoamento da importante produção agropecuária regional (gado de corte, leite, madeira, hortigranjeiros, etc), além de dois importantes projetos: o de abastecimento de água de Montes Claros, executado pela Copasa, com captação nos Rios Pacui e São Francisco, e adutora que margeia toda a estrada e importantes projetos de energia fotovoltaica da Cemig, a Usina Nova Esperança, que fica à margem da estrada”, finalizou José Henrique.
O que diz o Deputado
Tadeu Martins Leite entende como pautas legítimas e muito importantes não só para o setor como para toda a região, o documento apresentado pela Sociedade Rural de Montes Claros.
“Estamos atentos a essas demandas e já buscamos, seja por meio da legislação, da desburocratização ou de políticas públicas, viabilizar cada vez mais essa atividade que move o nosso estado. Vamos trabalhar aqui no legislativo e buscar o apoio dos setores responsáveis para encontrar caminhos para as questões que afligem o agronegócio, e atuar, sobretudo, para levar melhores condições de produção, divulgação e comercialização aos nossos produtores rurais”, esclareceu Tadeu Martins Leite, Presidente da Assembleia de Minas Gerais.