Presidente da Assembleia participa do Dia de Minas 2023

 Presidente da Assembleia participa do Dia de Minas 2023

Deputado Tadeu Martins Leite prestigiou solenidade na qual foram condecoradas as parlamentares da ALMG Maria Clara Marra e Lohanna

A celebração do “Dia do Estado de Minas Gerais”, na manhã deste domingo (16/7/23), no município de Mariana (Região Central do Estado), que completa 327 na data, contou com o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Tadeu Martins Leite (MDB) como integrante do Dispositivo de Honra. Durante a cerimônia, foi entregue a Medalha do Dia de Minas 2023, que teve as deputadas Maria Clara Marra (PSDB) e Lohanna (PV) entre as personalidades agraciadas.

A comenda, cuja solenidade de entrega foi realizada na Praça Cláudio Manoel (Praça da Sé), homenageou cerca de 50 personalidades e entidades que contribuíram para o desenvolvimento do Município, do Estado e do País. Na oportunidade, a prefeitura de Mariana e os Correios lançaram o carimbo personalizado e o selo comemorativo Mariana 327 anos e Museu da Música de Mariana 50 anos, com participação do chefe do Legislativo mineiro, que também foi convidado a fazer a entrega de algumas das medalhas.

Destacando a sua satisfação em participar da celebração do Dia de Minas Gerais e também de estar em Mariana, o presidente da Assembleia ressaltou que a história da cidade, a primeira das Alterosas, se confunde com a história do nosso Estado. Lembrando que já recebeu a honraria, Tadeu Martins Leite aproveitou para saudar as duas parlamentares da ALMG que foram agraciadas e lembrar o trabalho do Legislativo em prol da região.

“Parabenizo as duas deputadas hoje homenageadas que, mesmo estando em seu primeiro mandato, já mostraram que têm muito a contribuir com Minas Gerais. É muito importante estarmos aqui hoje participando dessa homenagem a pessoas que fizeram um trabalho diferenciado de contribuição para o município e para o Estado. E é claro que a Assembleia de Minas está sempre alerta às demandas do Estado e das cidades, especialmente nessa reconstrução de Mariana e de toda esta região, após a tragédia de 2015, tanto é que, nesta gestão, criamos uma comissão extraordinária para acompanhar o desdobramento do acordo que está sendo feito pelo governo federal junto com o governo do Estado”.

A deputada Maria Clara Marra registrou que receber a honraria é motivo de muita alegria. Ela avalia o momento como de “chancela dos valores e da identidade do povo mineiro”. Ressaltando a presença de autoridades dos três poderes, a parlamentar enfatiza que a celebração da data “une todas as vozes e todas as mãos de Minas Gerais para lutar pela liberdade, pela valorização da região e do pessoal aqui dos Inconfidentes”.

Dizendo “sentir-se prestigiada”, a deputada Lohanna elogiou a primeira vila de Minas Gerais e abordou a necessidade de o Poder Legislativo valorizar a cidade. “Importante estarmos aqui, prestigiando a cidade e seu povo. Mariana e Minas Gerais têm passado por momentos muito difíceis, envolvendo a mineração predatória e questões ambientais sérias que merecem a nossa atenção. Dias como hoje renovam o nosso senso de responsabilidade com o povo de Mariana”.

Dia do Estado de Minas Gerais

A instituição do dia 16 de julho como “Dia do Estado de Minas Gerais” ocorreu em 1979, com a aprovação pelo Plenário da ALMG do Projeto de Lei (PL) 180/79, de autoria do ex-deputado estadual Domingos Lanna, transformado na Lei 7.561, sancionada pelo então governador Francelino Pereira. Desde então, a data é celebrada todos os anos, com a capital simbolicamente transferida, via decreto, para Mariana, em homenagem ao aniversário da cidade.

Mariana foi a primeira vila, a primeira capital, a primeira cidade planejada e a primeira diocese do Estado. Um dos principais representantes do Ciclo do Ouro no Brasil, o município conserva igrejas e monumentos do Barroco, além de patrimônio arquitetônico composto de históricos casarões coloniais.

A cidade é berço de importantes nomes da cultura e da política do Brasil, como Manuel da Costa Ataíde (Mestre Ataíde), maior representante da pintura do Brasil colonial; Cláudio Manuel da Costa, advogado, poeta e membro da Inconfidência Mineira; e o escritor Fernando Morais, autor das biografias de Assis Chateaubriand e do atual presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, entre outras obras.

 

Posts relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *