Presidente da Assembleia participa do Dia de Minas 2023
Deputado Tadeu Martins Leite prestigiou solenidade na qual foram condecoradas as parlamentares da ALMG Maria Clara Marra e Lohanna
A celebração do “Dia do Estado de Minas Gerais”, na manhã deste domingo (16/7/23), no município de Mariana (Região Central do Estado), que completa 327 na data, contou com o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Tadeu Martins Leite (MDB) como integrante do Dispositivo de Honra. Durante a cerimônia, foi entregue a Medalha do Dia de Minas 2023, que teve as deputadas Maria Clara Marra (PSDB) e Lohanna (PV) entre as personalidades agraciadas.
A comenda, cuja solenidade de entrega foi realizada na Praça Cláudio Manoel (Praça da Sé), homenageou cerca de 50 personalidades e entidades que contribuíram para o desenvolvimento do Município, do Estado e do País. Na oportunidade, a prefeitura de Mariana e os Correios lançaram o carimbo personalizado e o selo comemorativo Mariana 327 anos e Museu da Música de Mariana 50 anos, com participação do chefe do Legislativo mineiro, que também foi convidado a fazer a entrega de algumas das medalhas.
Destacando a sua satisfação em participar da celebração do Dia de Minas Gerais e também de estar em Mariana, o presidente da Assembleia ressaltou que a história da cidade, a primeira das Alterosas, se confunde com a história do nosso Estado. Lembrando que já recebeu a honraria, Tadeu Martins Leite aproveitou para saudar as duas parlamentares da ALMG que foram agraciadas e lembrar o trabalho do Legislativo em prol da região.
“Parabenizo as duas deputadas hoje homenageadas que, mesmo estando em seu primeiro mandato, já mostraram que têm muito a contribuir com Minas Gerais. É muito importante estarmos aqui hoje participando dessa homenagem a pessoas que fizeram um trabalho diferenciado de contribuição para o município e para o Estado. E é claro que a Assembleia de Minas está sempre alerta às demandas do Estado e das cidades, especialmente nessa reconstrução de Mariana e de toda esta região, após a tragédia de 2015, tanto é que, nesta gestão, criamos uma comissão extraordinária para acompanhar o desdobramento do acordo que está sendo feito pelo governo federal junto com o governo do Estado”.
A deputada Maria Clara Marra registrou que receber a honraria é motivo de muita alegria. Ela avalia o momento como de “chancela dos valores e da identidade do povo mineiro”. Ressaltando a presença de autoridades dos três poderes, a parlamentar enfatiza que a celebração da data “une todas as vozes e todas as mãos de Minas Gerais para lutar pela liberdade, pela valorização da região e do pessoal aqui dos Inconfidentes”.
Dizendo “sentir-se prestigiada”, a deputada Lohanna elogiou a primeira vila de Minas Gerais e abordou a necessidade de o Poder Legislativo valorizar a cidade. “Importante estarmos aqui, prestigiando a cidade e seu povo. Mariana e Minas Gerais têm passado por momentos muito difíceis, envolvendo a mineração predatória e questões ambientais sérias que merecem a nossa atenção. Dias como hoje renovam o nosso senso de responsabilidade com o povo de Mariana”.
Dia do Estado de Minas Gerais
A instituição do dia 16 de julho como “Dia do Estado de Minas Gerais” ocorreu em 1979, com a aprovação pelo Plenário da ALMG do Projeto de Lei (PL) 180/79, de autoria do ex-deputado estadual Domingos Lanna, transformado na Lei 7.561, sancionada pelo então governador Francelino Pereira. Desde então, a data é celebrada todos os anos, com a capital simbolicamente transferida, via decreto, para Mariana, em homenagem ao aniversário da cidade.
Mariana foi a primeira vila, a primeira capital, a primeira cidade planejada e a primeira diocese do Estado. Um dos principais representantes do Ciclo do Ouro no Brasil, o município conserva igrejas e monumentos do Barroco, além de patrimônio arquitetônico composto de históricos casarões coloniais.
A cidade é berço de importantes nomes da cultura e da política do Brasil, como Manuel da Costa Ataíde (Mestre Ataíde), maior representante da pintura do Brasil colonial; Cláudio Manuel da Costa, advogado, poeta e membro da Inconfidência Mineira; e o escritor Fernando Morais, autor das biografias de Assis Chateaubriand e do atual presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, entre outras obras.