Presidente do Codanorte participa da assinatura de protocolo de Intenções do ConSIM3
O presidente do Codanorte, Eduardo Rabelo, participou nesta terça-feira (03), da Cerimonia de Assinatura de Protocolo de Intenções do Projeto de Ampliação de Mercados de Produtos de Origem Animal para Consórcio Públicos de Municípios (Projeto ConSIM 3), do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
A assinatura aconteceu durante o lançamento da 3° edição do projeto, realizado em um hotel de Salvador.
O evento reuniu consórcios de todo o Brasil que foram selecionados para participar do Projeto, que tem como objetivo orientar tecnicamente os consórcios públicos de municípios, que buscam desenvolver os serviços de inspeção de produtos de origem animal dos seus municípios consorciados, para a integração ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal, o SISBI-POA, propiciando a ampliação de comércio para todo território nacional.
Também participaram da solenidade o ministro da agricultura e pecuária, Carlos Henrique Fávaro, e representantes do setor.
“Quando saiu o resultado, de que o Codanorte tinha sido selecionado, ainda no mês de meio, ficamos imensamente felizes, pois isso representa um novo capítulo para o consórcio, estamos expandindo as nossas áreas de atuação e promovendo avanços para nossos municípios consorciados. Ao participar desse projeto, teremos consultoria para a conquista do selo nacional que permite que municípios consorciados comercializem produtos em todo o Brasil. Essa é uma conquista gigante!”, comemorou o presidente do Codanorte, Eduardo Rabelo.
A expectativa é ampliar o comércio das agroindústrias de carnes, leite, pescados, ovos, mel e os respectivos derivados, por meio do reconhecimento de equivalência e adesão ao SISBI-POA.
Durante o processo, os consórcios são orientados para adequação da base legal, previsão da execução da inspeção de produtos de origem animal e composição da equipe de coordenação e fiscalização. Os estabelecimentos recebem consultoria referente às instalações sanitárias adequadas e elaboração e implantação dos programas de autocontrole. Entre os resultados esperados com esta ação, estão maior oferta de produtos de origem animal com regularidade sanitária; desenvolvimento das agroindústrias familiares, de pequeno e médio porte, com valorização dos produtos; aumento de renda aos produtores; maior oferta de empregos e desenvolvimento regional. (Ascom/Codanorte)