Santa Casa de Montes Claros realiza o 1⁰ Transplante de Pâncreas

 Santa Casa de Montes Claros realiza o 1⁰ Transplante de Pâncreas

A Santa Casa de Montes Claros realizou o 1º transplante em 1993. A ocasião foi de um transplante renal com doador vivo. Em 1999, foi realizado o 1º transplante de córnea. Já em 2011, foi a vez do transplante de fígado, que revolucionou a história do hospital e da transplantação mineira com primeiro transplante de fígado realizado fora da capital e sem estar vinculado a algum hospital universitário. Para coroar, em 2013 a instituição inaugurou a Unidade de Transplantes João Paulo II. Ainda nesse mesmo ano, foi realizado o primeiro transplante duplo (fígado/rim). E as conquistas e evolução não pararam por aí! Em 2021, passamos a realizar o transplante de Medula Óssea Autólogo (TMO) e o transplante Musculoesquelético.

Mais de 1000 pacientes receberam transplantes de rim, mais de 200 receberam transplante de fígado e mais de 50 receberam transplantes de células tronco. Sem contar os incontáveis transplantes de córneas. Este é o resultado de um trabalho de muitos anos, de um sonho de fazer um Serviço de Transplantes de excelência que foi, inclusive, reconhecido em 2023 pelo @minsaude com nota máxima no Programa de Qualidade de Transplantes.

Não poderíamos deixar de registrar aqui nossos agradecimentos às equipes transplantadoras, verdadeiros motores dessa transformação do hospital, da medicina e da vida! Nosso muito obrigada, mais que especial, para as famílias dos doadores. Em nome dos mais de 2000 pacientes que receberam uma nova oportunidade de vida, nossa eterna gratidão, verdadeiros heróis da continuidade do milagre, a vida!

Hoje, nossa paciente Karine, que também foi beneficiada com um rim, retorna para casa com o Diabetes Melitus tipo I controlado pelo novo pâncreas e a função renal restaurada pelo novo rim.

Mais do que um procedimento médico, é a transformação de vidas. (Ascom/Hosp. Santa Casa)

Posts relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *