Serviço da Cemig nas comunidades rurais é criticado na Câmara
As constantes falhas no fornecimento de energia elétrica nas comunidades rurais de Montes Claros foram assuntos levantados pelos vereadores, durante reunião ordinária nessa terça-feira (24), na Câmara Municipal.
De acordo com a presidente da Comissão de Agricultura, vereadora Graça da Casa do Motor (União) a Cemig tem prestado serviço de má qualidade na zona rural. “As comunidades sofrem com o alto valor das contas e ainda a falta de energia, os picos de tensão e a queima de equipamentos. Não está tendo condições de armazenar mercadoria e até medicamentos”, disse a vereadora, que informou ainda que uma nova audiência pública será realizada para buscar solução para este problema.
Graça explicou que Montes Claros possui cerca de 200 comunidades e dez distritos, nas quais vivem muitas famílias que produzem alimentos. “Os moradores ficam dias sem energia elétrica, o que gera prejuízo não só nas residências, mas também na lavoura, uma vez que o homem do campo necessita da energia elétrica para manter a irrigação e geradores de funcionamento. Sem luz e sem água – pois os geradores levam água para abastecer as casas”, enfatizou a vereadora.
O vereador Reinaldo Carrapicho (Republicanos) também falou sobre a dificuldade enfrentada pelas comunidades com os constantes cortes de energia. “Não é a primeira vez que cobramos mais atenção da Cemig com a zona rural e os prejuízos são grandes. É preciso uma atenção especial pois todos pagam pelo serviço que deveriam ser bem atendidos”, comentou.